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22 de março de 2011

PLANO DE AULA: MAQUETE DA SALA DE AULA

Retirado de Germinal - Educação e Trabalho



Plano de aula de Geografia, tema: Representação do Espaço, com encaminhamento para 1º e 2º ano. Inclui avaliação para download.
Leia Mais...

Objetivos:
*Sistematizar a noção espacial, percebendo a proporção, a distância e a direção dos objetos, por meio da observação, representação e localização destes em diferentes espaços.
* Utilizar as categorias espaciais (topológicas, projetivas e euclidianas) para construir representações (tridimensional e bidimensional) legendadas dos diferentes espaços conhecidos.

Conteúdos:
* Observação de objetos em relação a tamanho e forma.
* Representação dos objetos nas visões frontal, oblíqua e vertical.
* Localização dos objetos no espaço: lateralidade, anterioridade e profundidade.
* Observação da organização dos espaços vividos (a sala de aula).
* Identificação das semelhanças e diferenças entre objetos do espaço a ser representado.
* Reconhecimento da função de cada objeto.

Recursos Necessários:
* Caixa de papelão no formato aproximado da sala de aula (quadrada ou retangular).
* Caixas de fósforos vazias (uma por estudante).
* Sucata diversificada para representar os elementos da sala (mesa, armário, cadeira, lixeira, quadro-de-giz, janelas, portas, etc.).
* Cola, tesoura, caneta hidrocor ou pincel atômico, pincel.
* Plástico transparente na medida da caixa.

Critérios de Avaliação:
* Estabelece relações entre o espaço real e a sua representação (no caso, por meio da construção da maquete).
* Percebe a diferença entre as visões frontal, vertical e oblíqua.
* Estabelece relações topológicas e projetivas (perto/longe, junto/separado, frente/atrás, dentro/fora, antes/depois, esquerda/direita) para localizar objetos no espaço.
* Identifica os elementos do espaço de vivência.
* Constrói o conceito de limite ao trabalhar com a maquete e com o espaço real da sala de aula.

Encaminhamento:
1. Antes de iniciar a construção da maquete, explique aos estudantes que eles irão representar o espaço da sala de aula e os elementos que nela existem. Para isso, é necessário observar (habilidade que deve ser bem explorada) tudo o que faz parte da sala – a forma dos objetos, o tamanho que possuem (relação de proporção) e o lugar que ocupam no espaço, ou seja, a localização.

2. Solicite a cada estudante para trazer uma caixinha de fósforos vazia, com o seu nome escrito nela, para representar a sua carteira.

3.Explique que a caixa representa a sala da aula e que cada caixinha de fósforos, uma carteira. Peça a cada estudante que cole a sua caixinha no lugar correspondente ao espaço real que ocupa. Caso os estudantes sentem agrupados, devem reproduzir essa realidade. A maquete deve ser fiel ao espaço real representado.

4. Na seqüência, os demais elementos serão representados com sucata. Solicite aos estudantes que observem todos os detalhes.

5. Quando a maquete estiver concluída, é hora de explorar as relações topológicas elementares (à esquerda de, à direita de, próximo, distante, ao lado de, em frente, atrás, em cima, embaixo). Faça perguntas para que os estudantes respondam oralmente.

6. Explore oralmente também a função dos objetos indagando: Para que servem? Também é possível trabalhar com a classificação dos elementos naturais e culturais, explicando que, na sala de aula, a maior parte dos elementos veio de um recurso natural que já foi transformado pelos seres humanos.

7. Outro conceito a ser trabalhado é o de – as paredes estabelecem os limites da sala. Indague Qual o limite da nossa sala à direita? E à esquerda?

8. Enfatize que a maquete é a representação tridimensional do espaço real em tamanho
reduzido.

9. Para representar os elementos do espaço, os estudantes utilizaram símbolos. Por exemplo: as carteiras foram representadas por caixas de fósforos; a lixeira, por uma tampinha de creme dental, e assim por diante.

10. Quando os estudantes já dominarem as noções exploradas, cole o plástico transparente na parte superior da caixa, como se fosse um telhado.

11. Explore com eles como os objetos são vistos de cima para baixo, ou seja, na visão vertical.

12. Solicite a alguns estudantes que contornem, no plástico, a forma dos objetos representados na maquete. Mostre que essa forma se apresenta bem diferente.

13. Aproveite a oportunidade para mostrar como objetos da própria sala são vistos nas visões frontal, oblíqua (apresentam profundidade) e vertical. Peça aos estudantes para desenharem alguns objetos nessas visões. Questione: Como ficaria a lixeira se representada na visão vertical? Apenas um círculo? E um apontador, como ficaria?

14. Depois de explorar muito todas essas noções na maquete, é possível passar para a próxima etapa: a planificação. Essa será a primeira planta construída pelos estudantes.

Fonte: Cadernos Pedagógicos de Geografia da Prefeitura Municipal de Curitiba.

DOWNLOAD DE AVALIAÇÃO:
AVALIAÇÃO GEOGRAFIA REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.doc

Para saber mais:
Tipos de Moradias (Plano de Aula)
Construíndo uma maquete da sala de aula.

5 COMENTE AQUI!!!:

Pati Alves disse...

Adorei a aula, da para adaptar para outros anos tambem.
Bjs

Professora Carla Fernanda disse...

Ótima aula, como dempre.
Beijos,
Carla Fernanda

MÃOS ARTEIRAS disse...

Passei pra desejar um otimo fim de semana..bj

MÃOS ARTEIRAS disse...

Obrigada Ana, fique a vontade e se precisar de outros moldes é só pedir!!!
Bom domingo!

palavrasdeumnovomundo disse...

Olá Ana, excelente plano de aula. Eu sempre desenvolvo esse trabalho com os 3º anos e o resultado é excelente, em especial se o olhar for multidisciplinar.
Gostei muito da reciprocidade da sua visita, por ter se tornado uma parceira do meu/nosso mundinho e principalmente pelas palavras significativas ali deixadas. Obrigada mesmo e espero tornarmos grandes parceiras.
Um forte abraço. Rosa

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