Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 de março de 2011

PLANO DE AULA - ALIMENTOS E MATÉRIA PRIMA

Imagem disponível em http://www.nubibella.com

Neste post você encontrará um plano de aula completo para trabalhar sobre alimentos e matéria-prima. Este é um conteúdo pouco valorizado mas necessário, pois acreditem, há crianças que hajam que o leite já nasce na caixinha. Este plano de aula é específico para o Ciclo II (4º e 5º anos), porém poderá ser facilmente adaptado para os demais anos.
Leia Mais...
Objetivos:
* Identificar a presença de seres vivos e de elementos vivos em diferentes ambientes terrestres, as relações de interdependência que existem entre eles, bem como a forma como o ser humano utiliza esses elementos e transforma os ambientes.

Critérios de Avaliação:
* Compreende que os diferentes ambientes terrestres são constituídos pelos mesmos elementos e se diferenciam pelos tipos de seres vivos, pela disponibilidade dos outros componentes e pelo modo como o ser humano age sobre eles.

Conteúdos:
* Recursos naturais utilizados pelo ser humano como matéria-prima e os processos de produção de objetos, alimentos , remédios, embalagens, tecidos; fonte de materiais para a conseqüência de certos modos de interferência humana.


Recursos:
* vídeos; folders de supermercados com produtos alimentícios;

Encaminhamento:
1. Divida a turma em grupos e entregue para cada um deles um folheto de propaganda do supermercado.

2. Peça para cada grupo escolher um produto alimentício, que poderá ser tanto de origem animal como vegetal.

3. Na sequência, os estudantes deverão refletir sobre o processo dem obtenção desse produto, desde o início até a chegada à mesa do consumidor. As reflexões deerão ser anotadas.

Obs.:Caso queira facilitar entregue imagens de alimentos específicos: pão, sal, açúcar e leite de caixinha.

4. Utilize as propostas de sequência abaixopara orientar suas questões, mas não as forneça aos estudantes.

Se o produtor for de origem vegetal:
- tipos de semeaduras ou plantio;
- preparo da terra para plantio;
- cuidados necessários durante o cultivo;
- colheita e armazenamento;
- transporte até o mercado ou até a indústria, se for produto que precisa passar por processo de transformação;
- transformações sofridas na indústria;
- embalagens e armazenamento;
- transporte até o local de venda;
- consumo pelas pessoas.

Se for de origem animal:
- criação do animal: pastagem, alimentação, cuidados para manutenção da saúde;
- abate ou colheita;
- transporte até o mercado ou até a indústria, se for produto que precisa passar por processo de transformação (salgar, defumar, congelar, cozinhar);
- embalagens e armazenamento;
- transporte até o local de venda;
- consumo pelas pessoas.

5. Depois que as sequências forem determinadas, forneça a cada grupo uam folha de cartolina e proponha a elaboração de um cartaz explicativo.

6. Para este cartaz solicite que recortem figuras de revistas ou livros usados, ou ilustrem. Veja o exemplo a seguir:
Clique na imagem para ampliar

7. Antes de solicitar a confecção dos cartazes você poderá optar por passar alguns vídeos para facilitar o trabalho, e assim os estudantes poderão conferir se a sequência está correta.



Obs.: Caso não consigam visualizar neste formato, deixem um comentário que enviarei outro link com outro formato.

Para saber mais:
A Origem dos Alimentos

10 COMENTE AQUI!!!:

Iolanda disse...

NOSSA, MUITO BOM MESMO. ACABEI DE ASSISTIR A UM VÍDEO NO BLOG "A EDUCADORA", QUE PODE SER RELACIONADO COM ESSE CONTEÚDO.

Professora Carla Fernanda disse...

Boa dica e bom trabalho!
Carla Fernanda

Professora Carla Fernanda disse...

Ana Paula internet é como trânsito, uma questão de educação.
Obrigada e sucesso!!
Beijos,
Carla Fernanda

ZUKA disse...

Ótimo trabalho!
Eu também já me surpreendi com muitos alunos.
Conhecimentos que antes se adquiria naturalmente em casa, com os familiares, hoje se ensina na escola.
Bj

Pati Alves disse...

Adorei a aula e, é bem verdade que as crianças não têm noção de onde vem as coisas. Uma vez, quando era bem pequenina fui, pela primeira vez até uma chácara e acabei perguntando se uma árvore de pêssego era árvore de batata, minha família tira sarro de mim até hoje. Rsrsrs. Que vergonha né??

Ana,
Seu blog é perfeito, por isso tenho um selinho para você. Bjs.

Professora Carla Fernanda disse...

Amiga vim desejar bom fim de seman e deixar um recadinho tristinho para mim:

No momento, a Secretaria de Educação de Sergipe, infelizmente, está nos tirando, todos nós professores das salas de informática, para assumir salas de aula. Como não querem fazer concurso, iremos para a sala de aula e os computadores das escolas irão ficar PARADOS. Poderei ser lotada em outra escola sa rede, que nem sei qual será. Que tal? Quando entendo que deveria ser o contrário. Professores usando esta ferramenta maravilhosa da tecnologia. A educação está regredindo.
Eu continuarei então com o meu blog, que antes estava dando uma força para a escola e os alunos. Agora com o nome "Amor ACORDADO" e escrevendo o que gosto e do que gosto.
É isso e bola para a “frente” Brasil!!
Beijos,
Carla Fernanda

Adoleta disse...

Amiga, adoro sua visita e seus comentários. Seu blog é sensacional!!! Beijos no coração e fique com Deus!!!

Professora Carla Fernanda disse...

Bom dia Ana Paula!!
Crla Fernanda

Anônimo disse...

PRECISO ENCONTAR O LINK QUE A GENTE CLICAVA E APARECIA UM MONTE DE LIVROS PARA A GENTE TIRAR SUGESTÕES, HOJE NA HORA DO ALMOÇO ENTREI , MAS AGORA NÃO ENCONTRO DE JEITO NENHUM NO BLOG, SABE ONDE FOI PARAR? ADOREI A IDÉIA DE PODER IRAR SUGESTÕES DE EXERCICIOS, AFINAL NÃO PODEMOS SAIR POR AI COMPRANDO TUDO QUE VEMOS,NÉ? INDIQEI ESTE BLOG PARA TODAS AS MINHAS AMIGAS DA ESCOLA, VOU PASSAR POR MENTIROSA, POIS NÃO ENCONTRO OS LIVROS. SABE O QUE POSSO FAZER?BEIJUS PATRICIA CAMPOS

Anônimo disse...

QUERO ENCONTRAR OS LIVROS PARA TIRAR SUGESTÕES, QUE TINHA AQUI ATÉ HOJE NA HORA DO ALMOÇO, ACHO QUE ATIVIDADES EDUCACIONAIS. CADE ELE,? NÃO ENCONTRO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br