Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 de março de 2011

INDISCIPLINA EM SALA DE AULA: REGRAS DE OURO

Retirado de http://rdventos.blogspot.com


Está com problemas em controlar os "arrombos" da sua turminha? Que tal testar estas seis "regras de ouro"?!
Leia Mais...
Encontrei estas dicas em um site norte-americano, elas são de autoria de DB deste site aqui, mas acredito que seja de senso comum para muitos professores. Mas não custa reforçar estas regrinhas com os estudantes. É interessante que elas sejam relembradas regularmente. Afinal não podemos e não devemos despender o precioso tempo de aprendizagem lidando com comportamentos inadequados.

Regra nº 1: "Nunca colocar a si ou outras pessoas em perigo" - É impossível para qualquer um aprender efetivamente se esta necessidade humana básica não é cumprida.

Regra nº 2: "Respeito a si mesmos, aos outros e a escola" - Um pouco de cuidado e consideração com os sentimentos dos outros e com a propriedade escolar pode evitar muitos problemas.

Regra nº 3: "Sempre esvaziar suas mãos e sentar-se em silêncio quando o professor está falando" - É vital que todos em uma classe tenham a chance de ouvir atentamente as partes essenciais de uma lição.

Regra nº 4: "Sempre trabalhar em silêncio a menos que tenha sido pedido para não" - Embora seja importante dar oportunidades as crianças para trabalharem em grupos e discutir tópicos, eles devem compreender como trabalhar de forma sensata, sem distrair os outros. Conversar em vez de trabalhar é responsável por trabalhos inacabados.

Regra nº 5: - "Sempre levantar a mão quando quiser falar" - Com mais de trinta pessoas em uma sala ninguém conseguiria ouvir se todos falassem ao mesmo tempo. Os professores muitas vezes dirigem perguntas específicas para certos alunos ou grupos para testar sua compreensão, e não apreciam as respostas vindas de outros pontos da sala.

Regra nº 6: "Sempre ficar na sua cadeira a menos que você pediu permissão para se levantar" - Salas de aula podem ser locais perigosos, com as pernas da cadeira para tropeçar e cantos de mesa para bater na cabeça, para não mencionar a distração das pessoas perambulando.

DB ainda destaca a importância de enfantizar aos estudantes que existem vários benefícios quando a turma tem um comportamento mais calmo. Os professores ficam muito mais propensos a planejar aulas mais divertidas ou interessantes, pois sabe que pode confiar na turma. Quer dizer, o professor perderá menos tempo "chamando a atenção" e os conteúdos serão facilmente contemplados, permitindo que o professor insera mais jogos e atividades práticas.
Mas o mais importante, nas palavras do autor, é que se os alunos se comportam bem, eles vão aprender muito mais para ajudá-los a alcançar seus objetivos na vida adulta.

5 COMENTE AQUI!!!:

Iolanda disse...

Gostei muito, Ana. Tenho enfatizado esse assunto nos últimos tempos. Já fiz dois contratos com meus alunos. uim deles ficou muito longo, então,simplificamos as regras e, o que julgo ainda melhor: todos assinaram, pois estamos estudando a importância dos nomes e sobrenomes em nossa história de vida. Um gde abraço e obrigada pelas valiosas aprendizagens que vc proporciona a todos aqueles que a visitam.

Carla Fernanda disse...

Boa noite Ana!!
Regrinhas de ouro e que dão um belíssimo cartaz.
Beijos,
Carla Fernanda

Gabriela Machareth - Blog 10em1ma disse...

Adorei as regrinhas! Que bom que esta fazendo cognitiva Ana, dá resultados rápidos e dicas super úteis! Era a minha abordagem quando eu tinha cosultório. Ainda não abri em Ribeirão. Mas agora estou encantada com a psicoterapia corporal. Cm vc esta? Saudades, bjs

Pati Alves disse...

Adorei Ana, uma ótima postagem como sempre. Já estou copiando. Bjs.

Silvano Sulzart disse...

Como coordenador pedagógico de uma escola, percebo o quanto a indisciplina atrapalha o desenvolvimento didáticos das aulas. Estas dicas são fundamentais para a reflexão docente, pois, precisamos aprender a lidar com a indisciplina ou teremos inúmeras dificuldades em desenvolver as nossas aulas. Os combinados, os contratos pedagógicos e as regrinhas criadas coletivamente do que pode, e o que pode ser feito em sala de aula é importante. O educador deve mediar a criação destas regrinhas com o grupo. Gostei das dicas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br