PROCURA-SE UM PALHAÇO AMOROSO, COM MEMÓRIA DE ELEFANTE.
Plano de aula para trabalhar com classificados. As crianças vão adorar...Leia Mais...
Conteúdos: unidade estrutural; alfabeto como conjunto de símbolos próprios da escrita; demais sinais gráficos alem das letras; espaçamento entre palavras; relação oralidade/ escrita; apreensão de idéias do texto; ritmo, fluência e entonação; direção da escrita; ampliação vocabular;
Objetivos: Expressar sentimentos, opiniões e experiências pessoais em diversas situações comunicativas.
Recontar fatos e histórias do cotidiano organizando suas idéias e seguindo uma seqüência lógica, ainda que com a mediação do professor.
Utilizar argumentos coerentes em suas exposições orais em sala de aula.
Ler textos (verbais e não-verbais) em diversos gêneros textuais, atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
Ler textos (verbais e não-verbais) de variados gêneros em voz alta, demonstrando capacidade de transposição fonografológica (relação fonema/grafema).
Utilizar sistema gráfico da língua de forma adequada, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações fonema/grafema.
1. Apresentar, escrita em cartaz, o classificado abaixo.
2. Antes da leitura, chamar a atenção para o layout – a forma – do texto e discutir a que tipologia poderia pertencer.
A – Será que é uma história? Por quê?
B – Pode ser uma receita? Onde estão os ingredientes?
C – Que texto estudamos aqui na sala que tem a mesma forma?
D- Poderia ser uma música? Poema? Parlenda?
3. Ler o texto. Com a ajuda da turma caracterizar a tipologia textual. Informar sobre a utilidade dos classificados e mostrar a sua localização em um jornal. Ler alguns exemplos. Informar que a letra utilizada em jornais e a script.
5. Proceder à leitura apontada.
6. Depois de ler várias vezes a adivinha, proponha, com o auxílio da varinha, a leitura pela turma, por grupos de alunos e até por algum aluno que deseje imitar o gesto adulto da leitura apontada. Encaminhar a discussão de que o classificado é uma brincadeira e não foi retirado de nenhum jornal.
7. Questionar o significado da frase “que tenha memória de elefante”.
8. Encaminhar a conclusão de que o elefante nunca esquece.
9. Solicitar que circulem no texto a forma de contatar o anunciante e o nome deste.
10. Sugerir que os alunos pintem os espaços entre as palavras. E respondam:
A - Quantas palavras existem?
B - Quantos espaços existem?
C- Pintar de vermelho as menores palavras.
D - Quantas letras ela tem? Que letra se repete?
E - E a maior palavra, qual é? Quais letras se repetem?
11 - Encaminhar o estudo da expressão “palhaço amoroso”, significa que ele tem “amor”. E uma pessoa carinhoso? Que tem carinho...
12 – Auxiliar a localização da palavra PALHAÇO e ELEFANTE.
13 – Solicitar, agora, a ilustração das duas palavras.
14 – Chamar a atenção do cedilha contida na palavra PALHAÇO e MEMÓRIA. Proceder à pesquisa de palavras já trabalhadas que tenham o mesmo sinal.
15 – Solicitar que escrevam a palavra PALHAÇO e MEMÓRIA em tarjeta de papel e encontrem novas palavras dentro destas.
16 – Com o alfabeto móvel separar em sílabas, AMOROSO e TENHA e formar novas palavras com as sílabas.
17 – Sugerir que procurem em casa classificados e tragam para a sala de aula para posterior leitura e discussão.
18 - Distribuir folhas de sulfite e em grupos, com auxílio, solicitar que produzam uma classificado.
Para saber mais:Peça teatral: Memórias de um Palhaço Amoroso
2 COMENTE AQUI!!!:
Gostei demais. Copiei e vou utilizar na minha sala de aula. Obrigada!
Tem selinho pra vc no meu blog. Passa lá. Tenha um ótimo fim de semana. Bjos!!!!
Postar um comentário