Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 de outubro de 2009

CLASSIFICADOS NA ALFABETIZAÇÃO



PROCURA-SE UM PALHAÇO AMOROSO, COM MEMÓRIA DE ELEFANTE.
Plano de aula para trabalhar com classificados. As crianças vão adorar...

Leia Mais...

Conteúdos: unidade estrutural; alfabeto como conjunto de símbolos próprios da escrita; demais sinais gráficos alem das letras; espaçamento entre palavras; relação oralidade/ escrita; apreensão de idéias do texto; ritmo, fluência e entonação; direção da escrita; ampliação vocabular;

Objetivos: Expressar sentimentos, opiniões e experiências pessoais em diversas situações comunicativas.
Recontar fatos e histórias do cotidiano organizando suas idéias e seguindo uma seqüência lógica, ainda que com a mediação do professor.
Utilizar argumentos coerentes em suas exposições orais em sala de aula.
Ler textos (verbais e não-verbais) em diversos gêneros textuais, atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
Ler textos (verbais e não-verbais) de variados gêneros em voz alta, demonstrando capacidade de transposição fonografológica (relação fonema/grafema).
Utilizar sistema gráfico da língua de forma adequada, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações fonema/grafema.

1. Apresentar, escrita em cartaz, o classificado abaixo.

2. Antes da leitura, chamar a atenção para o layout – a forma – do texto e discutir a que tipologia poderia pertencer.
A – Será que é uma história? Por quê?
B – Pode ser uma receita? Onde estão os ingredientes?
C – Que texto estudamos aqui na sala que tem a mesma forma?
D- Poderia ser uma música? Poema? Parlenda?

3. Ler o texto. Com a ajuda da turma caracterizar a tipologia textual. Informar sobre a utilidade dos classificados e mostrar a sua localização em um jornal. Ler alguns exemplos. Informar que a letra utilizada em jornais e a script.

5. Proceder à leitura apontada.

6. Depois de ler várias vezes a adivinha, proponha, com o auxílio da varinha, a leitura pela turma, por grupos de alunos e até por algum aluno que deseje imitar o gesto adulto da leitura apontada. Encaminhar a discussão de que o classificado é uma brincadeira e não foi retirado de nenhum jornal.

7. Questionar o significado da frase “que tenha memória de elefante”.

8. Encaminhar a conclusão de que o elefante nunca esquece.

9. Solicitar que circulem no texto a forma de contatar o anunciante e o nome deste.

10. Sugerir que os alunos pintem os espaços entre as palavras. E respondam:

A - Quantas palavras existem?
B - Quantos espaços existem?
C- Pintar de vermelho as menores palavras.
D - Quantas letras ela tem? Que letra se repete?
E - E a maior palavra, qual é? Quais letras se repetem?

11 - Encaminhar o estudo da expressão “palhaço amoroso”, significa que ele tem “amor”. E uma pessoa carinhoso? Que tem carinho...

12 – Auxiliar a localização da palavra PALHAÇO e ELEFANTE.

13 – Solicitar, agora, a ilustração das duas palavras.

14 – Chamar a atenção do cedilha contida na palavra PALHAÇO e MEMÓRIA. Proceder à pesquisa de palavras já trabalhadas que tenham o mesmo sinal.

15 – Solicitar que escrevam a palavra PALHAÇO e MEMÓRIA em tarjeta de papel e encontrem novas palavras dentro destas.

16 – Com o alfabeto móvel separar em sílabas, AMOROSO e TENHA e formar novas palavras com as sílabas.

17 – Sugerir que procurem em casa classificados e tragam para a sala de aula para posterior leitura e discussão.

18 - Distribuir folhas de sulfite e em grupos, com auxílio, solicitar que produzam uma classificado.

P.s.: planejei esta aula porque meus alunos irão assistir a uma peça teatral "Memórias de um Palhaço Amoroso".

Para saber mais:

Peça teatral: Memórias de um Palhaço Amoroso

2 COMENTE AQUI!!!:

Ioio disse...

Gostei demais. Copiei e vou utilizar na minha sala de aula. Obrigada!

Zezinha disse...

Tem selinho pra vc no meu blog. Passa lá. Tenha um ótimo fim de semana. Bjos!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br