Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 de setembro de 2009

PROBLEMAS DE ATENÇÃO - ESTRATÉGIAS


Você tem um aluno que não executa todas as tarefas? Não presta atenção em nada que está sendo realizado em sala? Parece que nada o interessa? Aprenda algumas estratégias para crianças com problema de atenção.

Leia Mais...

As dicas a seguir foram extraídas do livro "Dificuldades de Aprendizagem" de Gabriela Carrera (org.). A atenção é imprescindível para a apreensão dos conteúdos em sala de aula. As crianças que apresentam dificuldades atencionais e aquelas que já foram diagnosticadas com a Síndrome do Déficit de Atenção tem dificuldades para organizar-se. Por isso em primeiro lugar o ambiente escolar e em casa deve ser ordenado e organizado a partir de normas e limites muito claros.

- Ajude a criança a planejar o seu dia, as atividades que deve dar conta. Na escola planeje os horários no qual as horas de aula estejam divididas em períodos definidos. As atividades devem ser detalhadas, coloque este horário em local visível e juntamente com o aluno vá comprovando quando as atividades são vencidas/ realizadas.

P.s.: Em sala de aula este horário pode ser o mesmo para todos os alunos, você pode escrevê-lo em um canto do quadro, a medida que as atividades forem realizadas você apaga ou risca.

- O aluno com problemas de atenção deve ser recordado constantemente o que deve fazer, e o que se espera dele. Os limites claros trazem segurança, apesar de levar mais tempo que os outros a interiorizar estes limites.

- As instruções para trabalhos e atividades devem ser apresentadas de forma clara e concreta. Devem ser dadas tanto verbalmente como por escrito. Peça que a criança as repita e sempre estabeleça contato visual com ela. Começe com instruções simples, com poucos passos, para depois ampliá-las.

- Imprevistos não são bem vistos pelas crianças com déficit de atenção, por isso cumprir os horários estabelecidos é importante. Caso não seja possível, tente a avisar antecipadamente para que ela esteja preparada.

- A motivação é um fator importante de concentração. Planeje aulas atrativas, conte uma história sobre o assunto que será abordado. Os conteúdos devem ter um conexão, além de um material de apoio e visual concreto.

- Combine com a criança um sinal secreto, que somente vocês dois conheçam, para avisá-la de que está começando a se distrair.

Livro:Dificuldades de Aprendizagem - Editora Cultural.
Matéria: Jogos para Melhorar a Atenção (Educação Física)

5 COMENTE AQUI!!!:

Professora Maria disse...

Obrigada pelas dicas! Elas me foram muito úteis,pois tenho um aluno assim.

Professora Maria disse...

EU TENHO UM ALUNO ASSIM E ESSAS DICAS ME FORAM
MUITO ÚTEIS. OBRIGADA!!!

Anônimo disse...

lovely blog

katia Ruivo disse...

acho mto legal e eficiente vc construir algo com o aluno de especial, algo que ele sinta q é só de vcs, que o faça se sentir especial...
ótimas dicas

bjs

leto disse...

Oi, passei para conhecer seu blog, desejo também boa sorte ok?

Leto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br