Postei anteriormente um plano de aula tendo como base o trava- língua "O sapo no saco" (clique aqui!) para complementar estou postando esta atividade.
Leia Mais...As crianças amam este tipo de história, onde há uma bruxinha, seja ela boa ou má. Ficaria interessante trabalhar alguns valores, como: o uso de apelidos perjorativos e que ofendem, e porque as bruxas más sempre se dão mal nas histórias, o que podemos fazer para reverter quando, sem querer, fazemos algo ruim para alguém?
Confesso que não sou fã de bruxas (coisas de crença) mas procuro adaptar as histórias como nesse caso, sempre procuro repassar valores para as crianças. Em minha comunidade escolar sempre surge boatos de pessoas que fazem "bruxaria" e muitas crianças ficam horrorizados com isso, e para muitos deles bruxa existe e pode ser a vizinha(rs), mas mesmo assim ficam encantados com contos de fadas onde elas são as vilãs, então procuro abordar o assunto delicadamente e sempre abro espaço para que as crianças comentem. Além de tudo existe os filmes do bruxinho bom Harry Potter, que é febre entre as crianças. Ser professor é isso, passar por cima de pré-conceitos e tentar adaptar as coisas, mas claro sem deturpá-las.
Para saber mais:
A Origem das Bruxas
Texto no site Brasil Escola sobre Bruxas
0 COMENTE AQUI!!!:
Postar um comentário