Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 de março de 2013

PRODUÇÃO DE TEXTO: COMO REALMENTE ENSINAR OS ESTUDANTES?

Um dos maiores problemas que eu enfrento em sala de aula, durante meus 10 anos de magistério, e a produção de textos. Como isso me consome em tempo, criatividade e paciência. Este último item, tem me faltado muito!! Mas aos trancos e barrancos consegui alguns resultados positivos. Então deixo aqui algumas dicas, que possam ser úteis para você!
Leia Mais...

Antes de iniciar uma produção escrita tenho algumas rotinas básicas:
  • Sempre apresentar e trabalhar o gênero que será solicitado posteriormente ao estudante;
  • Trabalhar com roteiros, que facilitam que a criança tenha em mãos tudo que poderá escrever no seu texto. Estes roteiros são previamente corrigidos, isso diminuem os erros ortográficos na produção.
  • Em alguns casos solicito que os estudantes troquem os textos com um colega, e esse aponte o que não compreendeu, ou algum erro ortográfico que ele identificou.
Não faço a reescrita de todos os textos, somente naqueles que serão expostos. Pode parecer estranho não fazer a reescrita de algum texto, mas tenho o aval do "mago" Cagliari, no seu "mágico" "Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU", onde afirma que nem todo texto precisa ser corrigido, alguns são feitos simplesmente para que o aluno tenha mais fluência ao escrever. Mas lembre-se todo texto proposto deve ser produzido com o objetivo de ser lido por alguém. Quando não exponho ou publico o texto, peço para as pedagogas lerem e escreverem um pequeno comentário (individual) de incentivo aos alunos.

Deixarei abaixo um pequeno planejamento para trabalhar biografia e autobiografia.
  1. Explique o significado de autobiografia e biografia. Leia para os estudantes algumas biografias e autobiografias. Pesquise no Google o que sua turma poderá achar mais interessante.

  2. Pergunte quem gostaria de ler/ ter um livro que contasse sobre a vida deles. Instigue a turma a publicar este livro, faça "festa", empolgue-os com essa ideia.

  3. Com base nas biografias lidas, defina coletivamente o que eles gostariam que entrasse na autobiografia deles. Anote no quadro. Exemplo: data de nascimento, aparência física, escolaridade, nome dos pais, matérias e filmes preferidos...

  4. Peça que respondam a todos os itens. Responda também este roteiro, para que você faça a sua autobiografia coletivamente.

  5. Separe os itens por cores, fazendo com que cada cor represente um parágrafo.

  6. Solicite ajuda dos estudantes para compor a sua autobiografia.

  7. Leia com os estudantes, corrija se necessário.

  8. Solicite que produzam seu texto. Ao término troquem com um colega e corrijam os erros. Depois faça a reescrita individual. (no meu caso, aqueles alunos que estão mais avançados, faltando somente pontuação, corrijo o texto na hora da produção. Deixo a reescrita individual como os casos mais graves)

  9. Peça que façam um autorretrato, para ilustrar a produção.

  10. Como foi trabalhado a biografia, peça que votem em um funcionário da escola para que tenha a biografia produzida por eles e inserida no livro. Solicite que esse funcionário responda as questões do roteiro já elaborado por eles. Redija você a biografia, e a transforme em um texto lacunado. Distribua um pedaço (frase do texto) para os estudantes. Solicite que o estudante se manifeste quando achar que a sua parte do texto deve ser inserida.

  11. Depois de tudo pronto e redigido, marque uma sessão de lançamento do livro. Que poderá ser em um reunião com os pais. Faça algo que empolgue as crianças.

5 COMENTE AQUI!!!:

Pati Alves disse...

Boas dicas Ana. Obrigada, vou aproveitá-las.

Unknown disse...

Demorou para postar, mas valeu a pena. Muito bom mesmo!Grande abraço.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Ensinar exige
antes de tudo planejar.
É preciso que se
ensine a delícia
e o sabor
de um belo texto
para que o aluno
uma vez provando
destes sabores,
se inspire ele mesmo
a construí-lo.

Que haja em ti sempre
um sorriso,
para enfeitar de beleza a vida.

Virginia Melo disse...

As dicas apresentadas são realmente maravilhosas os pequenos precisam escrever desde cedo e ter acesso aos livros também o mais "próximo" possível( se não os têm em casa que tenham em sala de aula isso os ajudará muito a serem grandes escritores, pois só se fazem escritores formando leitores assíduos.
Parabéns Pati pela publicação.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Ensinar
a produzir um texto,
é ensinar também
a amar a vida.

Ser feliz não é um direito,
mas um dever...
Seja feliz... Faça feliz...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br