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Então nada de receio de falar de religiões diferentes da sua, principalmente o candomblé e a umbanda. Lembre-se que você não estará fazendo apologia às religiões, nem tentando converter alguém. O objetivo é o conhecimento para que se tenha o devido respeito. Gostaria de fazer mais uma ressalva quanto às religiões africanas, que são as mais prejudicadas nas aulas de Ensino Religioso, faça uma pesquisa sobre estas religiões e perceba que muitos dos preconceitos que temos (eu tinha!) foram repassadas de geração em geração desde o período colonial:“As religiões africanas sofreram diversos ataques no período colonial. Muitos preceitos foram “deturpados” por interesse de outras seitas religiosas dominantes e de elite da época. Ainda hoje damos asa a esses preconceitos e conceitos repassados erroneamente.” Revista Ciência Hoje para Crianças,2ª edição, nº 168, maio/2006. E lembre-se que as religiões são cultuadas por pessoas, que possuem defeitos e qualidades, seja o cristianismo, islamismo, budismo, candomblé, umbanda...
TEMA: A PLURALIDADE RELIGIOSA EM NOSSA COMUNIDADE
OBJETIVO: Identificar a pluralidade religiosa na comunidade, reconhecendo o direito à expressão religiosa do outro.
CONTÉÚDO: Tradições religiosas: a pluralidade religiosa em nossa comunidade.
RECURSOS:
*Cartolinas
*Papel A4
*Giz-de-cera
*Cola
*Revistas usadas
ENCAMINHAMENTO:
1. Faça um levantamento, no quadro-de-giz, das religiões e igrejas existentes na comunidade. Parareflexão: Quais são as tradições religiosas de nossa comunidade e que diferenças existem entre elas? (nos templos, na forma de culto, nas crenças, nas normas de conduta, modo de vestir, entre outras)
2. Anote as conclusões da reflexão no quadro para que os estudantes as copiem em seu caderno.
3. Organize equipes de pesquisa sobre as tradições religiosas da comunidade.
4. Cada equipe deve escolher uma tradição e, por meio de entrevistas, consultas em livros, revistas e internet, pesquisar sobre a origem histórica, textos sagrados, alguns ritos, principais celebrações e símbolos, quem são os líderes e que tipo de ação social promovem na
comunidade.
5. Com os resultados da pesquisa, oriente a organização de álbuns ou cartazes que serão apresentados pelas equipes à turma.
AVALIAÇÃO:
Proponha aos estudantes a elaboração de um mapa dos arredores da escola para que nele localizem templos, igrejas, santuários, locais de reza, de reunião religiosa, terreiros, etc. Com esse material finalizado, questione os estudantes sobre a diversidade religiosa existente no bairro e sua significação na vida das pessoas.
Fonte: Cadernos Pedagógicos de Ensino Religioso, Prefeitura Municipal de Curitiba, 2006.
TEMA: A PLURALIDADE RELIGIOSA EM NOSSA COMUNIDADE
OBJETIVO: Identificar a pluralidade religiosa na comunidade, reconhecendo o direito à expressão religiosa do outro.
CONTÉÚDO: Tradições religiosas: a pluralidade religiosa em nossa comunidade.
RECURSOS:
*Cartolinas
*Papel A4
*Giz-de-cera
*Cola
*Revistas usadas
ENCAMINHAMENTO:
1. Faça um levantamento, no quadro-de-giz, das religiões e igrejas existentes na comunidade. Parareflexão: Quais são as tradições religiosas de nossa comunidade e que diferenças existem entre elas? (nos templos, na forma de culto, nas crenças, nas normas de conduta, modo de vestir, entre outras)
2. Anote as conclusões da reflexão no quadro para que os estudantes as copiem em seu caderno.
3. Organize equipes de pesquisa sobre as tradições religiosas da comunidade.
4. Cada equipe deve escolher uma tradição e, por meio de entrevistas, consultas em livros, revistas e internet, pesquisar sobre a origem histórica, textos sagrados, alguns ritos, principais celebrações e símbolos, quem são os líderes e que tipo de ação social promovem na
comunidade.
5. Com os resultados da pesquisa, oriente a organização de álbuns ou cartazes que serão apresentados pelas equipes à turma.
AVALIAÇÃO:
Proponha aos estudantes a elaboração de um mapa dos arredores da escola para que nele localizem templos, igrejas, santuários, locais de reza, de reunião religiosa, terreiros, etc. Com esse material finalizado, questione os estudantes sobre a diversidade religiosa existente no bairro e sua significação na vida das pessoas.
Fonte: Cadernos Pedagógicos de Ensino Religioso, Prefeitura Municipal de Curitiba, 2006.
3 COMENTE AQUI!!!:
Bem legal essa aula Ana, valoriza as religiões. As crianças conhecem um pouco mais sobre cada uma evitando, dessa forma, o preconceito. Parabéns!
Querida amiga
É preciso que
as aulas de religião,
recuperem
o sentido da palavra
religare.
Afinal poucas
são as diferenças
entre as religiões,
e todos estamos certos
em nossa forma de crer,
se esta forma conduzir
ao amor,
a tolerância,
e a solidariedade.
Viver é sentir os sonhos
com o coração.
Deixem que vos diga uma coisa, a minha aula mais fixe de religião e moral foi quando o professor nos deu uma aula sobre a história das outras religiões, acho extremamente importante conhecer esse tipo de coisas pois permite a desmistificação de certas particularidades que todas as religiões têm, abraço
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