|
Retirado de http://profmatlogicadinamico.blogspot.com/ |
Este post é um desabafo, pedido de ajuda e declaração de frustração. É, tem dias que me pego dando "muro em ponta de faca", e queimo os neurônios procurando meios de reverter as dificuldades dos meus estudantes e as minhas.
Leia Mais...Estou encontrando sérios problemas na disciplina de matemática, especificamente, nas situações problemas. Está difícil conseguir com que as crianças consigam desenvolver o raciocínio adequado para a resolução destes problemas. Quando proponho estas atividades a primeira coisa que ouço: "é de vezes, mais, menos ou dividir?" Sempre estimulo que procurem a resposta, pode ser por meio de desenhos, estimativas, cálculo, etc. Mas é raro o estudante que é bem sucedido, quer dizer, desenvolve um pensamento adequado para a resolução do problema.
Pesquisei em livros e na internet e não encontrei nenhuma fórmula mágica, que pena!! rsrs Então decidi mudar a estrutura dos problemas, durante uma semana vou solicitar que resolvam problemas como estes
aqui. Confesso que este ano não fiz nenhum neste estilo, então será um teste. Espero que dê certo!
Quem tiver alguma ideia diferente e que tenha aplicado em sala, agradeço se deixar o link. Farei um post com todas as ideias e darei o devido crédito, claro!
4 COMENTE AQUI!!!:
Oi Querida! Passei aqui para dizer que seu blog continua muito interessante e diversificado. Adoro ler suas postagens. Vim também para dizer que estou te oferecendo um selinho. Passa lá no meu blog para pegá-lo. Bjs
Paty Longo
Oi Ana Paula! Não h
á mesmo uma formula mágica para eles perceberem o raciocio matemático, por experiencia, não como professora mas como dinamizadora de workshops de ciência, que engloba a matemática também, te digo que a melhor forma é mesmo criar situações que interessem às crianças... tem se ser feito no contexto da turma, dá mais trabalho, mas para eles perceberem é o melhor, mas não passa de uma opinião, um abraço
Muito estimulante os exercícios de raciocínio, Ana. Também padeço dessa angústia de não saber exatamente como ensinar matemática para os alunos.
Querida amiga
Acho que talvez
pudesse pesquisar com
os alunos um pouco
da sua história,
para elaborar problemas
que possam ser melhor
entendidos por eles,
quando não estiverem
em sala de aula.
A formação de grupos
de estudo
para a busca de situações
que envolvam
as operações básicas
também são preciosas.
E a utilização
de pequenos expeimentos
envolvendo frutas,
bombons, bolos
podem ajudar.
Valiosa é a sua preocupação.
Compromisso de quem ensina e
não apenas dá aulas.
Vida plena em teus dias.
Postar um comentário