Retirado de http://uncaosemlimites.blogspot.com |
Demorou mais postei!! Este é outro plano de aula de Ensino Religioso como deve ser uma aula desta matéria! Nada de enfocar religiões e doutrinas específicas.
Leia Mais...
TEMA: A RELIGIÃO NA VIDA DAS PESSOAS
PÚBLICO ALVO: CICLO I (1º ao 3º ano)
DURAÇÃO: 1 a 2 aulas
OBJETIVO: Reconhecer a diversidade religiosa presente na classe, construindo um referencial de respeito às diferenças.
CONTEÚDO: Tradições religiosas: a religião na vida das pessoas.
RECURSOS NECESSÁRIOS: CD com música ambiental (tranqüila); Folhas para desenho; Lápis de cor ou giz-de-cera; Papel para o painel.
1.Peça aos estudantes que fechem os olhos. Leia a poesia “Religião” e oriente-os para que, durante a leitura, pensem, por meio de imagens, no significado do que estão ouvindo.
2. Coloque uma música orquestrada e calma de fundo.
3. Em seguida, peça que os estudantes desenhem o que sentiram ou imaginaram durante a leitura do poema.
4. Sentados em círculo, cada um por sua vez mostrará seu desenho, fazendo um comentário a respeito.
5. Tendo em mãos as respostas do questionário proposto anteriormente, veja aqui, conduza uma conversa sobre a religião de cada um e sobre a importância de se ter uma religião para si.
6. Em seguida, explique para os estudantes que existem muitas religiões no mundo e que todas ensinam pequenos segredos que nos ajudam a conviver bem com as pessoas.
7. Mostre para os estudantes que, apesar das palavras diferentes, os ensinamentos dessas tradições religiosas são parecidos.
8.Peça a eles que desenhem o que entenderam dessas mensagens. Junte os desenhos aos trabalhos da aula anterior e monte um grande painel com o título “Areligião na vida das pessoas”.
AVALIAÇÃO: Por meio desses desenhos, o professor pode ter uma visão avaliativa das diferentes concepções e compreensões que os estudantes estão conseguindo elaborar sobre a importância da religião na vida das pessoas.
Fonte (textos e imagens): GUILOSKI, Borges; COSTA, Diná Raquel D.da; SCHLÖGL, Emerli. Cadernos Pedagógicos: Ensino Religioso, Prefeitura Municipal de Curitiba: 2006, pg 15-17.
PÚBLICO ALVO: CICLO I (1º ao 3º ano)
DURAÇÃO: 1 a 2 aulas
OBJETIVO: Reconhecer a diversidade religiosa presente na classe, construindo um referencial de respeito às diferenças.
CONTEÚDO: Tradições religiosas: a religião na vida das pessoas.
RECURSOS NECESSÁRIOS: CD com música ambiental (tranqüila); Folhas para desenho; Lápis de cor ou giz-de-cera; Papel para o painel.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
1.Peça aos estudantes que fechem os olhos. Leia a poesia “Religião” e oriente-os para que, durante a leitura, pensem, por meio de imagens, no significado do que estão ouvindo.
2. Coloque uma música orquestrada e calma de fundo.
3. Em seguida, peça que os estudantes desenhem o que sentiram ou imaginaram durante a leitura do poema.
4. Sentados em círculo, cada um por sua vez mostrará seu desenho, fazendo um comentário a respeito.
5. Tendo em mãos as respostas do questionário proposto anteriormente, veja aqui, conduza uma conversa sobre a religião de cada um e sobre a importância de se ter uma religião para si.
6. Em seguida, explique para os estudantes que existem muitas religiões no mundo e que todas ensinam pequenos segredos que nos ajudam a conviver bem com as pessoas.
7. Mostre para os estudantes que, apesar das palavras diferentes, os ensinamentos dessas tradições religiosas são parecidos.
8.Peça a eles que desenhem o que entenderam dessas mensagens. Junte os desenhos aos trabalhos da aula anterior e monte um grande painel com o título “Areligião na vida das pessoas”.
AVALIAÇÃO: Por meio desses desenhos, o professor pode ter uma visão avaliativa das diferentes concepções e compreensões que os estudantes estão conseguindo elaborar sobre a importância da religião na vida das pessoas.
Fonte (textos e imagens): GUILOSKI, Borges; COSTA, Diná Raquel D.da; SCHLÖGL, Emerli. Cadernos Pedagógicos: Ensino Religioso, Prefeitura Municipal de Curitiba: 2006, pg 15-17.
5 COMENTE AQUI!!!:
Adorei esta atividade. Daqui a pouco seu blog vai ser referencia nas atividades de Ensino Religioso pois é difícil encontrar atividades desta área.
Gostei ! Boa abordagem!, um abraço
Legal ter ido ao linguagem e gostar do cordel. Vc viu que no toques guia temmais sobre cordel?
Queria aprender a fazer este "leia mais" ,já tentei....dificil...
Tb estou postando ensino religioso, é uma área pouca explorada em blogs,né?
Ok, vou tentar pelo link sobre o leia mais, o problema é exatamente este "entender um pouquinho"....Obrigada
Querida amiga
O aprendizado
pelo recurso
da ternura
é o melhor de todos.
E se fala
de uma fé
que inspira
a tolerância e
o respeito,
então se faz indispensável.
Vida plena em teus dias.
Postar um comentário