Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 de abril de 2011

PLANO DE AULA: AYRTON SENNA E UM PRIMEIRO DE MAIO DIFERENTE!

Imagem disponível em Folhetim Cultural



Todos sabem que 1º de maio é do Dia do Trabalho. Falamos sobre profissões e a importância do trabalhador na construção de nosso País. Que tal variar um pouco e trabalhar com a biografia do Ayrton Senna?!
Leia Mais...
Nossos estudantes do fundamental, não estavam vivos para presenciar o fatídico 1º de maio de 1994. Muitos acham piegas e exagero, mas lembro perfeitamente daquele dia. Costumava assistir às corridas de Fórmula 1 com meu pai, lembro que era a única coisa boa na televisão no domingo. Mas deixando para lá todo o saudosismo, planejei esta aula com o objetivo de trabalhar biografia.

Ano/Ciclo: 4º ano/1ª etapa do Ciclo I

Duração: 2 aulas

Objetivos:
* Ler textos (verbais e não-verbais) de diversos gêneros textuais, atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
* Estabelecer relações do texto lido/ouvido com experiências vividas e/ou com outros textos.
* Ler com autonomia diferentes gêneros textuais, identificando a idéia central neles contida.
* Utilizar o sistema gráfico da língua segundo a convenção, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações fonema/grafema.

Contéudos:
* Unidade temática.
* Paragrafação
* Relação oralidade/escrita.
* Unidade estrutural.
* Seqüência lógica.
* Elementos de apresentação (título, vocativo, autor, data).
* Elementos coesivos (pronomes, conjunções, advérbios, preposições, sinônimos).
* Argumentação.
* Concordância verbal (tempos: presente, passado e futuro; número: singular e plural).
* Concordância nominal (gênero, número e grau).
* Uso adequado de maiúsculas e minúsculas.
* Ortografia.

Encaminhamento:
1.Realizar a leitura do texto.


2.Orientar na compreensão do objetivo do texto. Perguntar qual foi a intenção do autor ao escrevê-lo.

3.Explorar as informações do texto e como elas foram organizadas. Iniciar pela ideia central, aquela que expressa o objetivo da escrita. Fazer perguntas: sobre o que fala o texto? Como é essa pessoa?

4.Identificar as demais ideias do texto por meio do estudo da paragrafação, ou seja, do modo como ele foi estruturado.

5.Orientar a voltar ao texto, a destacar os parágrafos e a identificar a ideia mais importante de cada um deles.

6.Fazer a leitura de cada parágrafo em voz alta e depois perguntar sobre que assunto ele discorre. (pintar cada parágrafo de uma cor)
1º parágrafo: dados pessoais.
2º parágrafo: recordes
3º parágrafo: Fórmula 1
4º parágrafo: fim da carreira/ morte

7.Atentar para as dificuldades de compreensão de algumas palavras, pois elas poderão comprometer a atribuição de significados.

8.Questionar se a sequência dos parágrafos fosse invertida, mudaria alguma coisa para o leitor. Espera-se que respondam que sim, pois a biografia precisa, necessariamente, iniciar com o nome da pessoa.

9.Informar sobre a sequência cronológica.

10.Propor que respondam no caderno questões explícitas do texto: Qual o título? Quando Senna nasceu? Quando faleceu? Em qual local ocorreu o acidente? Em qual local foi publicada esta biografia?

11.Com a última pergunta informar sobre o local de onde foi retirada a biografia. Solicitar que relatem outras revistas conhecidas.

12.Propor que encontrem outro título para a biografia, sem alterar o sentido do texto.

13.Informar que para muitos brasileiros a morte de Senna foi significou a perda de um herói. Apresentar os textos sobre o que é um herói na visão de várias pessoas.

14.Depois de lido estes significados, questionar porque eles acham que Senna foi um herói para os brasileiros? Qual foi o seu feito? O que ele fez para merecer este título? Neste momento não há respostas certas. A intenção é trabalhar argumentação, cobre respostas lógicas e se possível leia mais textos sobre Senna para facilitar.

15.Solicitar que destaque no texto o adjetivo utilizado para nomear Ayrton Senna, pedir para grifarem.

16.Com base nos dados do texto, solicitar que nomeiem outros possíveis adjetivos para Senna.

17.No texto aparece em qual cidade Senna nasceu. Solicitar que escrevam qual o adjetivo pátrio para quem nasceu na cidade de São Paulo. Dar opções para assinalarem a correta: paulistano/curitibano/paranaense.


18.Informar que quem nasce na cidade de São Paulo é paulistano, mas que todos que moram no Estado de São Paulo são paulistas. Mostrar no mapa.

19. Mostrar a localização da Itália no mapa. Orientar que Itália é um país como o Brasil e Ímola é uma cidade do estado de San Marino.

20.Solicitar que reescrevam esta frase “Destacou-se desde os tempos do kart, sendo o brasileiro que mais venceu provas nessa categoria.”. Como se estivessem falando de duas pessoas. Fazer os apontamentos quanto à concordância, o que se altera e por que.

21.Propor que reescrevam o primeiro parágrafo como se o próprio Ayrton Senna estivesse falando. Fazer os apontamentos, do que muda no texto quando o próprio personagem está escrevendo.

22.Destacar as palavras ITÁLIA e VITÓRIAS. Solicitar que encontrem outras palavras que possuem acento agudo na penúltima sílaba e sejam terminadas em IA (S).

Dica: Ao final desta aula solicite às crianças uma biografia sobre um herói ou ídolo pessoal. Cobre a sequência cronológica, como trabalhado no item 6. Solicite também um desenho para ilustrar. Faça um caderno ou mural da turma com os textos e desenhos.

11 COMENTE AQUI!!!:

Unknown disse...

Gostei demais, e como sempre, copiei, colei, guardei. O Senna foi uma grande personalidade, cujo exemplo de vida e de trabalho deveria ser melhor explorado pela escola e seguido por todos. Estava grávida do meu primeiro filho e também estava assistindo `a corrida qdo tudo aconteceu. Jamais esquecerei do vazio que senti no momento exato em que ele se chocou contra aqueles obstáculos. Uma pena meu filho não tê-lo conhecido.

Pati Alves disse...

Adorei a sugestão, vc teve uma ótima ideia. O mais legal é que sai da mesmice principalmente para as turmas dos maiores que realizam atividades sobre o dia do trabalho sempre parecidas em todos os anos de sua escolaridade. Bjs.

Carla Fernanda disse...

Uma sugestão e tanto Ana querida!
Estava a correr na minha praça para perder os quilos a mais dos ovos da páscoa que comi.
Beijos,
Carla

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Perfeita a sugestão de trabalho,
e a lembrança de Ayrton.
Para gostar do Brasil,
é preciso conhecer
aqueles que construíram
a sua vida,
tendo como base o humano
e a ética.

Que haja em ti sempre sonhos
por sonhar.

veve disse...

Querida Ana Paula,parabéns adorei
seu blog, está lindo!
Sempre vale a pena abrir o coração e deixar novos sentimentos fluirem, principalmente o amor, e a felicidade não está longe e sim bem perto de nós pois ela está dentro de nossos corações.
Agora sou sua seguidora e voltarei sempre!
Beijos carinhosos.
vevefeo.

Ana Paula venha visitar meu blog,será um prazer!

A MELHOR ESCOLHA (AME)
http://vevefeo.blogspot.com/

Zuka disse...

Que ótima postagem!
É isto que precisamos, idéias prontinhas, rsrs.
Sempre ajustando para nosso contexto escolar, claro.

BJ

Pati Alves disse...

Oi amiga, eu é que tenho q agradecer, vc sempre me ajuda em td que t peço.
Estou com uns probleminhas com meu computador por isso não estou vindo te visitar muito mas sempre q posso dou uma olhadinha pois vc me incentiva muito com seus post e apoios. Bjs

Jonatan Sousa disse...

Li seu perfil e me identifiquei muito com ele.
Gostei muito de seu blog. Parabéns
Obrigado pelo carinho da visita a meu blog.
Meu carinho

Jonatan Sousa disse...

Li seu perfil e me identifiquei muito com ele.
Gostei muito de seu blog. Parabéns
Obrigada pelo carinho da visita a meu blog.
Meu carinho

Jonatan Sousa disse...

Li seu perfil e me identifiquei muito com ele.
Gostei muito de seu blog. Parabéns
Obrigada pelo carinho da visita a meu blog.
Meu carinho

João Carlos Pharaoh disse...

Nossa Gostei muito da informação...
Como sempre você esta de parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br