No dia do índio utilize quadrinhos para alfabetizar e informar as crianças sobre a influência da cultura indígena em nossas vidas.
Leia Mais...
1. Apresente a tirinha acima (disponível ao final para download), antes de proceder a leitura questione:
a) Você conhece este tipo de texto?
b) Você já viu ou encontrou esse tipo de texto?
c) Você sabe como se chama o autor desse tipo de texto?
2. Proceda a leitura da tirinhha, divida a sala em dois grupos e solicite que cada um deles seja responsável pela leitura do balão de um personagem.
3. Auxilie os alunos a perceber que o texto é organizado em quadros e que possuem uma sequência, como todo texto impresso.
4. Questione o nome do personagem principal e se eles conseguem perceber em que ambiente se passa a história. (Personagem: Papa Capim, local: Floresta Amazônica). Faça o registro no caderno.
5. Peça que observem o personagem e que verifiquem se ele demonstra sentimentos. E quais são? E como isso pode ser observado?
6. Informe que a decepção e a tristeza do personagem parte do princípio de que os índios vivem em equilíbrio com a natureza, a destruição que aparece na tirinha é exagerada, como na realidade, é que o homem "branco" utiliza o "progresso" como desculpa para atos exacerbados, ou seja, parta para a conscientização ecológica.
Para aprimorar o trabalho: Vida de índio e a natureza.
7. Proponha que circulem e escrevam no caderno os significados indígenas para lua e cobra. Solicite que representem com desenhos.
8. Informe que em nosso vocabulário há inúmeras palavras de origem indígena. Informe-se sobre localidades de sua cidade que utilizam a lingua indígena. (Exemplo: o nome de minha cidade - Curitiba - é de origem tupi-guarani e significa "terra de muitos pinheiros, pinheiral). Após esta pesquisa solicite que copiem as palavras no caderno e seus significados.
Para aprimorar o trabalho: Palavras de origem indígena.
9. Solicite que criem um título para a tirinha. Peça que leiam o que escreeram e anote no quadro as opções. Propronha que, coletivamente, escolham a que se encaixa melhor.
11. Coletivamente passe do discurso direto para o indireto.
Obs.: Você aidna poderá explorar: ordem alfabética com as palavras indígenas, pontos
de interrogação e exclamação, acento agudo e circunflexo, palavras com "ss" e "ch", separação de sílabas, entre outros.
3 COMENTE AQUI!!!:
Muito bom esse material.Peço permissão para reproduzi-lo no meu blog,pois petendo trabalhar com meus alunos na sala de informática.Bjins
A tirinha é genial.
Olá Ana Paula.Desculpe a demora em retribuir sua visita, mas aproveito para deixar um super bjo e um ótimo fim de semana.
Postar um comentário