Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 de janeiro de 2010

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO (PARTE I)


Lá se vão as metades das merecidas férias!!Quem já esfriou a cabeça e relaxou bastante já pode começar a se preocupar com a volta às aulas! Antes de começar o ano letivo é interessante estar preparado. Ter uma base sobre o seu planejamento anual é um passo importante.

Leia Mais...

É de praxe que o planejamento diário ou semanal seja maleável, dificilmente fecha-se sem que surjam imprevistos. Mas também é imprescindível dar conta do conteúdo básico até o final do ano. Então nada mais importante do ter uma noção do planejamento anual ou o plano de ensino.
Para que você saiba um pouco mais, existem três planos educacionais: o da escola (orientações gerais dos objetivos da escola aos sitema educacional), de ensino (se define em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias para o ano letivo) e plano de aula (previsão de conteúdo de uma aula ou um conjunto destas). Fonte: http://recantosdasletras.uol.com.br

O primeiro passo para iniciar o planejamento deste ano é conhecer as Ditrizes Curriculares para a turma que você irá lecionar. Todo município tem a sua, peça para o seu pedagogo ou visite o site de sua cidade. O segundo passo é comparar os conteúdos abordados com os livros didáticos que sua instituição irá usar. Acho interessante utilizar o livro didático durante o ano todo, mas muitos conteúdos não são abordados e por isso você deve estar preparado para procurar outras fontes.

No próximo post trarei dicas para planejar planos de aula.

Para saber mais:
Planejamento Escolar
Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, Fundamental, Integral, Especial e EJA.

0 COMENTE AQUI!!!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br