Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 de janeiro de 2010

COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO (PARTE II)


As férias estão quase acabando, já é hora de pensar no ano letivo que iniciará. Com esta reportagem da Revista Nova Escola você aprenderá passo-a-passo como fazer um planejamento.

Leia Mais...

Segundo a Revista Nova Escola (1999, ed. 126) há 10 passos essenciais para se obter um excelente planejamento.

1. ESQUEÇA A BUROCRACIA: acabou a idéia de que planejar é ir a reuniões chatas em que o professor se sente como um carimbador de papéis.

2. CONHEÇA BEM DE PERTO O SEU ALUNO: para planejar, é preciso conhecer as condições e os interesses dos estudantes. Pergunte-se sempre: "O que meu alno deve e pode aprender?", indica Marcos Lorieri, professor da PUC de São Paulo.

3. FAÇA TUDO OUTRA VEZ (E MAIS OUTRA): o plano de ensino é um documento pronto, que serve de base para o planjemanto. Já o planejamento é um processo. Ele deve ser sempre alterado, de acordo com as necessidades da turma.

4. ESTUDE MUITO PARA ENSINAR BEM: Conhça bem os assuntos de que vai tratar. Caro que também é preciso saber como ensinar.

5. COLOQUE-SE NO LUGAR DO ESTUDANTE: quando pensar numa aula, tente se colocar no lugar do estudante. Você deve saber se os temas trabalhados em sala são importantes do ponto de vista do aluno.

6. DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE: os critérios para estabelecer o que é mais importante ensinar devem ser as necessidades e as difculdades dos alunos.

7. PESQUISAS EM VÁRIAS FONTES: toda aula requer material de apoio. Reserve tempo para pesquisar. Busqye informações em livros, jornais, revistas, discos, na internet ou em qualquer fonte ligada a seu plano de trabalho, sem preconceitos.

8. USE DIFERENTES MÉTODOS DE TRABALHO: o professor deve aplicar diferentes métodos, como aulas expositivas, atividades em grupo e pesquisas de campo.

9. CONVERSE E PEÇA AJUDA: seu coordenador precisa ajudar você a planejar. Ele deve conribuir para que seu trabalho seja coerente com o projeto pedagógico da escola. Conversar com os colegas também é útil. Aproveite as reuniões.

10. ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA: uma boa idéia para analisar o que está ou não está dando certo em seu trabalho é comprar um caderno e anotar, no fim do dia, tudo o que você fez em classe, suas dúvidas e seus planos. Esse é um modo prático de atualizar o planejamento.

§Use e abuse do quadro- negro: o aluno é ativo na construção do conhecimento, mas o professor não está proibido de transmitir informações. Portanto, aulas expositivas continuam sendo importantes. E o quadro- negro não está abolido. Ele é um recurso eficiente.

§ Dê um pontapé na chatice: na hora de planejar, lembre-se sempre de que aula chata é aquela que não tem nada a ver com o dia-a-dia do aluno. Para evitar o tédio, você precisa mostrar que os assuntos da escola fazem parte da vida dele. Aproeite os temas de interesse da classe. Por outro lado, não se esqueça de que você precisa fazer a turma se interessar pelos conteúdos do currículo.

§ Um , dois, três: ao planejar, não se esqueça de que alguns conteúdos são pré- requisitos para outros. Sua turma não vai progredir se você saltar pontos básicos. Preocupe-se também em fazer ligaçoes entre as atividades. Nunca proponha um trabalho que não tenha nada a ver com o que a classe acabou de fazer.

§ Comece por onde parou: no início da aula é bom se lembrar do último tema trabalhado. Você pode anotar uma dou duas palavras no quadro-negro para retomar esse último assunto.

§ Use palavras- chave: se você não tem tempo de planejar, repasse mentalmente o que pensou em fazer. Alguns minutos antes de entrar em sala, resuma suas idéias em palavras-chave e anote-as.

§ Nem bobo nem monstro: o professor que dá certo é aquele que usa a linguagem dos alunos e ao mesmo tempo é firme. Não adianta ser o queridinho e perder o papel de orientador. "Considere sua relação emocional com o estudante", lembra Marcos Lorieri. "O professor deve estabelecer empatia com os alunos e, principalmente, respeitá-los."

Para saber mais:
Planos de aula da Revista Nova Escola
Planilha para plano de aula

6 COMENTE AQUI!!!:

Vivi Souza disse...

Olá amiga!

Ainda não recebi o selo, mas agradeço por ter indicado o meu blog.♥
Não preciso nem dizer que o seu Blog é um dos meus preferidos. Sou sua seguidora, porque seu blog é excelente! Sempre com ótimas informações.
Beijos e continue sendo essa pessoa iluminada.

Greice Amorim disse...

Olá querida obrigada por estar sempre "por perto", adoro passar por aqui e conferir suas dicas.
Beijos
Greice

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Olá Ana, como vai??Como está lindo o blog!Fico feliz que tenha gostado do post.
Um beijão

Professora Maria disse...

ADOREI A POSTAGEM!!!!!!!! COMO SEMPRE VC SEMPRE NOS AJUDANDO.
BEIJOS E OBRIGADA!!!!!!!!!!

♥ Bruna Valeriano ♥ disse...

Ana, amei as dicas serão bem aproveitadas para um bom inicio de ano... Parabéns
Bjkas
Bruna

Joyce Pianchão disse...

Muito bom! Parece que já sabemos tudo. Nada de novo... Mas no começo do ano, com as energias renovadas é muito bom a leitura desse artigos. Sempre podemos dar uma revigorada em nossas aulas e o aluno agradece... Também procuro sempre que posso colocar artigos em meu espaço com o mesmo obejetivo. Bom início de ano. Abraço, Joyce.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br