Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 de agosto de 2009

A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA (PARTE II)

Aprendendo a ser um superprofessor a indisciplina deixará de ser um problema.

Para Içami Tiba (1998) existem muitos professores hoje em dia, mas mestres são poucos. Vou substituir a palavra mestre por superprofessor (para mim Mestre só há Um). Ser superprofessor não é fácil, pois é necessário entrar no cotidiano do aluno, se colocar no lugar dele na hora da aprendizagem. Tem que cativar, é ter o domínio da turma sem se valer da sua posição de autoridade.

Leia Mais...

É ter AMOR, nada mais ou menos que isso. É necessário amar as crianças e deixar isto transparecer em suas aulas. É querer que eles aprendam para que tenham um futuro ou uma oportunidade melhor. O superprofessor planeja aulas criativas e com conteúdos que atraíam os alunos. Sabemos que existem conteudos "chatérrimos" mas é aí que sua criatividade deve atingir o ponto máximo.
Acredito que alfabetizadores já são superprofessores, pois trabalham com o lúdico constantemente e isto as crianças adoram. Já não vemos muito disso nas séries seguintes, quanto maior o aluno menos criatividade parece haver no planejamento. Os pré- adolescentes e mesmo os adolescentes adoram aulas bem humoradas, então invista no seu lado cómico, quando o professor passa conteúdo através de uma música ou uma piada, os alunos se sentem estimulados a passar a informação adiante e assim a retem mais facilmente. Quem fez cursinhos com certeza teve professores que mais pareciam comediantes, e lembram que a aulas ficavam mais leves.

Para ser um superprofessor você precisa:
- estar bem consigo mesmo, física e psicologicamente;
- reciclar-se constantemente, fazer cursos e ler muito;
- entender o aluno;
- conhecer e considerar as etapas de desenvolvimento;
- conhecer a realidade que cerca o aluno e empenhar-se em melhorar o seu ambiente de trabalho;

Mesmo que não se acredite na santidade, Jesus foi um verdadeiro Mestre, Ele conseguia ensinar as pessoas de maneira extraordinária. As pessoas tinham sede de saber mais, de seguí-lo.
Para mim nas faculdades deveriam haver testes de "cativar", neles deveriam ser analisado a capacidade da pessoa cativar o próximo, só assim o diploma seria entregue.

Referência Bibliográfica:TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo. São Paulo: Editora Gente, 1998.

5 COMENTE AQUI!!!:

Viviane Patrice disse...

OI amiga, passa no meu blog e pega o selinho BLOG AMIGO DA EDUCAÇÃO....Bom final de semana. Bjx

Camila Fonseca disse...

Realmente Ana, ser um bom educador não é pra qualquer um, aliás sou pedagoga de formação tbm...sei muito bem disso.
Legal seu blog! vou seguir bastante!
Sou uma das meninas do blog 10em1ma que vc já segue! meu nome é camila e posto nas sextas ( sobre moda). Sempre que puder deixa um comentário lá, adoraria! Gosto e acho importante sabe a opnião de todos. o blog é 10emuma ou clike no linque do meu ultimo poste!espero que goste.

http://10em1ma.blogspot.com/2009/08/gravidez-com-elegancia.html

Beijoooooo

Luma Rosa disse...

Sinceramente, está difícil hoje em dia um professor cumprir todos esses requisitos, pois nem tudo depende da formação dele ou de seu estado emocional. Governo e família cumprindo suas partes, quem sabe? Beijus

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Luma, com certeza! Governo e família não estão fazendo sua parte, então nosso trabalho é em dobro. Falando por mim, prefiro tentar do que esperar que os outros façam por mim. Mas mesmo assim quando posso cobro das autoridades e da família, mas o retorno é mínimo quando não nulo. Existem dias desanimadores, quando todo meu esforço não parece compensar, mas afinal foi essa profissão que escolhi então vou tentar fazer o máximo que puder. Obrigada por comentar. Beijos.

Peter disse...

Ah, a velha e boa indisciplina! O que professor entende como indisciplina muitas vezes é um pedido de ajuda, um alerta de que sua aula não está adequada. Na época em que era professor, lá em Barbacena (rs), costumava ouvir o que a turma queria e precisava. Isto ajduava muito no andamento das aulas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br