Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 de agosto de 2009

ESCRITA COMO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

Desde muito cedo, o estudante faz uso da representação. Num primeiro momento, utiliza o movimento para manifestar a necessidade de interagir socialmente e, mais tarde, para imitar ações observadas no seu cotidiano. Inicialmente, utilizando gestos, ele imita o que vê, posteriormente já consegue reproduzir modelos guardados na sua lembrança. De acordo com LIMA (2002), essa capacidade que os seres humanos têm de reproduzir internamente aquilo que foi apreendido pela ação e interação com diferentes objetos de conhecimento pode ser definida como representação.Leia Mais...

"Representar é o processo ou resultado de formar imagens mentais enquanto se lê uma história, enquanto se percebe algo." (HARRIS; HODGE, 1999, p. 234)

Essa representação interna acontece também ao se perceber um signo ou um símbolo. A expressão verbal e a palavra escrita (cachorro), se já foram anteriormente associados ao animal, e passam a constituir a construção do conceito do que seja cachorro.


"Signo e símbolo: um signo é algo que representa ou significa algo além de si mesmo; um símbolo é um signo convencionalizado" (HARRIS; HODGE, 1999, p. 243)

O estudante faz uso da representação também em suas brincadeiras de faz- de-contas. Enquanto brinca, dá significados a movimentos, objetos e sons do mundo que o rodeia. O significado é construído pela ação sobre objetos e sons do mundo que o rodeia. O significado é construíudo pela ação sobre objetos de conhecimento: é resultante do processo de simbolização.

O desenho é também utilizado pelo estudante como forma de representação de objetos ou de situações presentes no seu dia-a-dia, sendo considerado por VYGOTSKY (1984) como um estágio prelimiar do desenvolvimento da linguagem escrita. Desenho e escrita são representações gráficas, porém estão relacionados a situações diversas. Enquanto o desenho se refere a objetos e se configura em imagens, a escrita se refere à linguagem oral, ou seja, está diretamente relacionada à palavra, é a representação de expressões orais.

Os desenhos, os logotipos, as logomarcas, as placas de trânsito, as placas de setorização, as legendas, os ícones, entre outras, são recursos que podem ser utilizados para o sestudo sobre a convencionalidade dos símbolos.

Mas alfabetizar não se limita a isso.

Ler é um processo que vai além da leitura do texto impresso. Ler é compreender a intencionalidade do texto e o contexto em que foi escrito, o que direciona para a compreensão da língua escrita como forma de construção de significados do mundo e da realidade social e histórica.

A leitura inclui os conhecimentos que o estudante desenvolve na sua relação com o texto com os quais interage, o processo de relação entre a oralidade e escrita, as relações entre escrita e leitura, a conceituação de valores sonoros de correspondência fonográfica e de unidades linguísticas, como o conceito de palavra ou texto.

A internalização de convenções depende de seu uso na resolucação de situações do cotidiano. A compreensão e o uso de diferentes símbolos estão diretamente relacionados à necessidade de comunicação de pessoas e grupos. Dessa forma, para o desenvolvimento da capacidade representativa dos estudantes, algumas básicas devem ser feitas periodicamente em sala de aula:

- O que isto lembra?
- O que aquilo significa?
- Com poderíamos marcar ou registrar nossos combinados?
- Em quais situações sociais, cotidianas, tal marca tem seste ou aquele significado?
- Qual o símbolo mais apropriado para lembrarmos de tal idéia?

As respostas que os estudantes apresentam a essas questões precisam ser verificadas e ajustadas segundo critérios de aplicação prática em situações do seu cotidiano, mas não podem permanecer limitadas a isso. Novas possibilidades de significados e de signos dever ser criadas e conhecidas em sala de aula.

Retirado na íntegra do Caderno Pedagógico - Alfabetização da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Shalom!

0 COMENTE AQUI!!!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br