Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 de junho de 2010

FESTA JUNINA

Cantigas


Uma verdadeira festa junina não existe sem música, dança, casamento caipira, muita comida e bebida, além de vários tipos de jogos e brincadeiras, como pescaria, correio elegante, boca do palhaço, corrida com ovo cozido equilibrado na colher, entre outros. É também época de cantar cantigas clássicas como estas:

Leia Mais...


Curiosidades
Antigamente, no dia da festa de São João, as famílias, especialmente as do Nordeste brasileiro, costumavam deixar as portas das suas casas abertas. Os vizinhos e conhecidos podiam entrar para provar os pratos de uma mesa muito farta e variada.
O milho, nas suas mais variadas formas de preparo (cozido, assado, ralado ou moído), é encontrado em todas as festas juninas. Ele é um dos alimentos mais antigos do mundo e, na América do Sul, de onde é originário, a época de sua colheita coincide com o período das festas juninas.


Danças
A quadrilha é uma dança de origem européia presente nos grandes bailes realizados pela nobreza. Trazida para o Brasil pela família real portuguesa em 1808, essa dança nobre rapidamente agradou ao gosto popular, tornando-se tradição nas festas juninas. Com o tempo, ela foi adquirindo ritmos e coreografias diferentes da dança original e que podem variar conforme os costumes de cada região do nosso país. Mas, além da quadrilha, outros tipos de danças também animam as comemorações juninas, como, por exemplo, o forró no Nordeste, o cateretê na Região Sudeste, o cururu na Região Centro-Oeste, o vaneirão no Sul e o boi-bumbá, que aquece os festejos do Norte brasileiro.


Retirado de http://www.aprendebrasil.com.br/educadores/temas/junina/default.asp

4 COMENTE AQUI!!!:

Unknown disse...

Como sempre Post´s interessantes e adequados à época. Em Portugal designamos de festividades dos Santos Populares (Santo António, São Pedro e S. João). Existem festividades de grande dimensão e importância em Lisboa (S. António) e na Cidade do Porto (S. João). Adorámos saber um pouco mais sobre a Festa Juanina. Abraços da Turma do avião que está quase a ir de férias de Verão (faltam 2 semanas)

Cíntia Maciel - SusPIRANDO Poesia disse...

Bom dia !

Passei para espiar as novidades do blog e dizer que tem um selinho esperando por você: É O SELINHO AMIZADE, que está publicado no meu blog de mimos.
Aceite-o. É de ♥ !

Beijos

Compondo o olhar ... disse...

vim te visitar e divulgar uma campanha, a campanha NULO NELES, visite meu blog,e divulgue tbm...
http://ivafpacini.blogspot.com

bjs

Andreza Menezes disse...

Olá, obrigada pelo destaque do mês, me sinto honrada.
voi colocar o link do seu blog no meu, obrigada e até mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br