- Para memorizar novas palavras as separe em lista, por exemplo: personagens de contos de fadas, frutas, brinquedos.
- Apresentar as informações de várias maneiras, por exemplo: codificar as informações por cores para ressaltar respostas.
- Utilizar estratégias múltiplas de aprendizagem para aprensentar a mesma idáia por meio de vários canais. Por exemplo, quando estamos aprendendo quantidades, utilizar manipulativos, material gráfico, estímulos auditivos, táteis, atividades motoras, etc.
- Ensinar para aprender mais: se forem necessárias cinco repetições para que um estudante recorde a informação sem nenhum erro, então 12 tentativas vão ajudar na retenção da informação na memória de longo prazo.
- Realizar conexões ou associações, por exemplo, para aprender uma palavra nova associá-la a uma já conhecida.
- Criar imagens visuais ou visualizar o que será lembrado, por exemplo: ao escutar uma história, criar ou desenhar imagens para poder relembrar uma maior quantidade de detalhes.
Retirado de: Dificuldadades de Aprendizagem: Detecção e Estratégias de Ajuda. Ana Maria Salgado Gómez e Nora Espinosa Téran, Editora Cultural
Shalom!
1 COMENTE AQUI!!!:
Nas escolas, principalmente em Curitiba, onde atuo, parece que os professores esqueceram que há coisas que precisam ser memorizadas, como a bendita tabuada, explique o que é e depois dá-lhe decoreba.
Postar um comentário