Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 de março de 2009

ORIGEM DO 1º DE ABRIL

O costume de contar mentiras no dia 1º de abril teve sua origem, ao que tudo indica, na França. Lá, até 1564, o início do ano era comemorado em 1o de abril. Naquele ano, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o ano novo passou a ser oficialmente comemorado em 1o de janeiro. Aparentemente houve uma certa confusão, e muitas pessoas, inclusive algumas que não gostaram da mudança da data, continuaram a comemorar o 1o de abril, mandando convites para festas, votos de felicidades, etc. Para ridicularizar essas pessoas, começaram a surgir, nos anos seguintes, convites para festas que não existiam e falsas mensagens de "feliz ano novo". Da França, o costume se espalhou para o mundo e, com o tempo, essas brincadeiras foram sendo enriquecidas, dando origem ao tradicional "poisson d'avril" (literalmente: "peixe de abril"), data em que surgem até mesmo falsas manchetes de jornal e de televisão, mentiras leves e inconseqüentes que divertem as pessoas.

Um exemplo que se tornou clássico é o de uma revista de ciências norte-americana que publicou, em um 1o de abril, a seguinte manchete: "Cruzamento genético de tomates e bovinos dá origem a vacas que produzem ketchup!" Na época, uma revista brasileira chegou a reproduzir a matéria em sua seção de ciências alguns dias depois, sem se dar conta de que havia caído no golpe do 1o de Abril...

E você, conhece histórias interessantes e/ou engraçadas sobre o 1º de Abril? Quais suas lembranças sobre essa data? Será que seus alunos e alunas possuem experiências com o Dia da Mentira? Que tal uma conversa inicial sobre o assunto para ouvir os relatos deles (com turmas mais novas, talvez você possa até entrevistar alguns adultos da sua escola, pais, etc.) e contar os seus?

Retirado na íntegra de http://www.aprendebrasil.com.br/educadores/temas/mentira/origem.asp

0 COMENTE AQUI!!!:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br