Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 de março de 2009

DIA DA MENTIRA


Não costumo dar ênfase para do dia da mentira, mas algumas pessoas me pediram sugestões para trabalhar com este tema. Então fui atrás e encontrei algumas dicas.

Leia Mais...

Encontrei autores que defendem a "mentira" em sala de aula como recurso pedagógico, pregam que contar mentiras de maneira controlada estimula a aprendizagem. Pois para estes só se pode contar uma mentira se conhecer bem a verdade.

"Só podemos mentir conscientemente a respeito daquilo que conhecemos. Do contrário, até podemos divulgar informações falsas, mas estaremos fazendo isso por desinformação. Não é possível mentir voluntariamente sobre o que desconhecemos.
Aquele que mente bem sobre um assunto demonstra conhecê-lo. Portanto, a mentira pode ser um excelente recurso para avaliar a "consolidação" dos processos de aprendizagem.
Assim, por exemplo, uma professora do primeiro ciclo que ensina matemática pode afirmar que "2+2=5" e observar a reação dos alunos. Certamente, aqueles que perceberem o erro demonstrarão uma melhor compreensão que os que não notarem que há algo de errado numa afirmação como essa."

Equipe Aprender Brasil em www.aprenderbrasil.com.br


Bem, então vamos lá...
Primeiro conte como surgiu este dia, para saber mais leia o post "A Origem do 1º de Abril".

Nada mais adequado para este dia do que contar a história de Pinóquio. Leia a história e levante discussões: por que o nariz do Pinóquio crescia?, como vocês acham que seria o nariz de vocês caso ele crescesse a cada mentira?, qual foi a maior mentira que você já contou? Use a criatividade e formule mais perguntas.

Desenhe um Pinóquio de perfil no quadro e a cada mentira contada redesenhar o nariz, aumentado-o. Essas mentiras podem ser do tipo: "Amanda começa com P"; "1+1 é igual a 3"; "o 5 vem depois do 3". Peça que os alunos digam qual é a mentira, contando a verdade. Dessa maneira as coisas não fogem do controle e não geram má interpretação dos pais.

Você ainda pode inventar manchetes de jornais com notícias que os alunos achem absurdas, com os pequenos o professor pode ser o escriba e depois pedir que ilustrem a manchete.

Pode-se propor que as crianças identifiquem em frases o que não é verdade. Por exemplo: "meu dentista disse que posso comer quantas balas quiser"; "roubar não é errado" e assim por diante.

O importante é ter cautela. Acredito que se forem seguidas essas dicas não há problema em trabalhar com a "mentira" pois ela estará estimulando o aluno a identificá-la e corrigí-la.


Shalom!

1 COMENTE AQUI!!!:

Arlete disse...

Muito obrigado! Estava precisando de uma inspiraçao e essa foi ótima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br