1 - RECONHECIMENTO DE SÍMBOLOS (download 5)
Criar junto com as crianças um painel de símbolos, utilizando placas de trânsito, símbolos de lojas, redes de televisão, netre outros. Durante a montagem ir relembrando quais os sinais que já conhecem. Inseri outros que eles lembrarem no momento. Registre sempre o significado de cada símbolo (em caixa alta e cursiva).
Material necessário: reprodução de símbolos e placas de trânsito, revistas e jornal, pincel atômico, papel bobina ou cartolina, cola e tesoura.
Objetivos: reconhecer os símbolos que fazem parte do cotidiano.
2 - SINAIS E FRASES (download 6)
Distribuir uma folha de papel para cada aluno com sinais. Abaixo colocar uma frase simples. Solicitar que os alunos digam o que pode ou não ser lido. Caso algum aluno tente "decifrar" o que está escrito nos sinais, deixe, mas instrua que são apenas sinais e não uma frase com sentido. Chame a atenção para a diferenças entra as duas frases.
Material necessário: sequência de sinais e frases.
Objetivos: compreender o que serve ou não para ser lido.
3 - LETRA, PALAVRA E TEXTO (download 7)
Colar em cartolina diferentes tipos de textos (poema, quadrinha, adivinha, receita, conto de fada, fábula, nome de um professor ou alunos, trava-língua, artigo de jornal, rótulo de produtos, uma letra). Colar vários tipos de letras, palavras e textos. Solicitar que as crianças identifiquem: O que é uma letra? O que é um texto? Onde está o nome de uma pessoa? etc. Trabalhar o conceito de palavra, texto e letra.
Material necessário: cartolina, diferentes tipos de texto, tesoura e cola.
Objetivos: intuir o que é uma letra, palavra e texto. Reconhecer que a existem diferentes tipos de texto.
Baseado em Almeida, Geraldo Peçanha de. Práticas de Alfabetização e Letramento. São Paulo: Cortez, 2006.
Shalom!
1 COMENTE AQUI!!!:
Professora Ana PAula,
Enquanto aguardo abrir a página, quero também deixar meu olá.
Parabenizá-la pelos conteúdos postados.
Estou pesquisando sobre leitura e escrita para uma disciplina (Projetos). Seu blogg esta me ajudando a deixar meu 'projeto' melhor. Fiiz a metade (da escrita), com auxílio de uma outra professora que nem da minha ecola é. Passando os olhos por aqui consegui visualizar a outra parte do projeto.
tenho a expectativa de que a 'internet" colabore e 'não caia'!!!
Desde já muito grata,
Ana Mrgarida
Gaúcha do RS, morando em João Pessoa.PB
Postar um comentário