Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 de fevereiro de 2009

A ESCRITA INICIAL

Para demonstrar as crianças a importância da escrita devemos, juntamente com as crianças, pensar sobre a escrita: o que ela representar e como a escrita representa a fala e vice-versa. Refletir sobre a utilização e a importância da escrita na sociedade, demonstrar que tudo que é falado pode ser escrito e toda escrita pode se transformar em fala. Abaixo segue três atividades que podem ser trabalhadas com os alunos (para ver as atividades vá até a aba de download ou clique aqui)


Leia Mais...

1 - RECONHECIMENTO DE SÍMBOLOS (download 5)

Criar junto com as crianças um painel de símbolos, utilizando placas de trânsito, símbolos de lojas, redes de televisão, netre outros. Durante a montagem ir relembrando quais os sinais que já conhecem. Inseri outros que eles lembrarem no momento. Registre sempre o significado de cada símbolo (em caixa alta e cursiva).

Material necessário: reprodução de símbolos e placas de trânsito, revistas e jornal, pincel atômico, papel bobina ou cartolina, cola e tesoura.

Objetivos: reconhecer os símbolos que fazem parte do cotidiano.

2 - SINAIS E FRASES (download 6)

Distribuir uma folha de papel para cada aluno com sinais. Abaixo colocar uma frase simples. Solicitar que os alunos digam o que pode ou não ser lido. Caso algum aluno tente "decifrar" o que está escrito nos sinais, deixe, mas instrua que são apenas sinais e não uma frase com sentido. Chame a atenção para a diferenças entra as duas frases.

Material necessário: sequência de sinais e frases.

Objetivos: compreender o que serve ou não para ser lido.

3 - LETRA, PALAVRA E TEXTO (download 7)

Colar em cartolina diferentes tipos de textos (poema, quadrinha, adivinha, receita, conto de fada, fábula, nome de um professor ou alunos, trava-língua, artigo de jornal, rótulo de produtos, uma letra). Colar vários tipos de letras, palavras e textos. Solicitar que as crianças identifiquem: O que é uma letra? O que é um texto? Onde está o nome de uma pessoa? etc. Trabalhar o conceito de palavra, texto e letra.

Material necessário: cartolina, diferentes tipos de texto, tesoura e cola.

Objetivos: intuir o que é uma letra, palavra e texto. Reconhecer que a existem diferentes tipos de texto.

Baseado em Almeida, Geraldo Peçanha de. Práticas de Alfabetização e Letramento. São Paulo: Cortez, 2006.
Shalom!

1 COMENTE AQUI!!!:

Ana Margarida disse...

Professora Ana PAula,

Enquanto aguardo abrir a página, quero também deixar meu olá.

Parabenizá-la pelos conteúdos postados.

Estou pesquisando sobre leitura e escrita para uma disciplina (Projetos). Seu blogg esta me ajudando a deixar meu 'projeto' melhor. Fiiz a metade (da escrita), com auxílio de uma outra professora que nem da minha ecola é. Passando os olhos por aqui consegui visualizar a outra parte do projeto.

tenho a expectativa de que a 'internet" colabore e 'não caia'!!!

Desde já muito grata,
Ana Mrgarida
Gaúcha do RS, morando em João Pessoa.PB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br