1. Questionar as crianças o que elas sabem sobre a lagarta.
2. Anotar os apontamentos em papel bobina.
3. Ler ou colocar a história "A Primavera da Lagarta" de Ruth Rocha.
4. Como interpretação de texto (L. Portuguesa), questionar: Por que os animais estavam indignados? O que a lagarta fez? Você acha correto a atitude dos animais? E da lagarta?
5. Levar as crianças a perceber a necessidade da lagarta em se alimentar. Comparar com os apontamentos realizados anteriormente.
6. Questionar sobre o que aconteceu com a lagarta na história. Solicitar que desenhem. Neste momento não interfira nas hipóteses.
7. Em Ciências apresentar o desenho abaixo e comparar com o realizado por eles.
8. Trabalhar a metamorfose da borboleta. (Disponível para download)
9. Voltar para L. Portuguesa: solicitar que circulem no texto o sinal utilizado para destacar as falas dos personagens. Propor que reescrevam uma fala do texto.
10. Solicitar que reescreva a frase: "É preciso ter paciência com as lagartas se quisermos conhecer as borboletas." Propor que respondam qual o significado dessa frase?
11. A partir desta frase ou de outra você pode escolher a regra ortográfica que quer trabalhar: ss/s/c, rr/r, m/n/ão... Proponha exercícios de reflexão, para que as crianças percebam quando usar ou não.
2 COMENTE AQUI!!!:
Já gostei! Que bom que você voltou. Bjs para vc e para o bebê.
"Nenhum caminho é íngreme quando se tem esperança.
Nenhum ideal é inatingível quando se tem coragem.
Nenhuma luta é insana quando se sabe onde chegar."
Aos Diretores, Coordenadores, Secretários, funcionários, trabalhadores da Educação, minhas homenagens pelo nosso dia. A tarefa de cada um de nós é fazer o trabalho de formiguinha, com força, vontade, energia e com alegria, para que o trabalho do professor em sala de aula aconteça com harmonia
Postar um comentário