retirado de http://sindiangelica.blogspot.com |
Sempre navego pela net para procurar atividades de Ensino Religioso, e até hoje não achei nada que não enfocasse uma religião específica. Como a escola pública é laica, não podemos enfocar uma determinada religião. Mas o que verificamos é uma certa distorção do que é Ensino Religioso.
Leia Mais...
Afinal o que é Ensino Religioso?!
A Lei nº 9.475/97, redimensiona o Ensino Religioso no contexto escolar, ressalta o respeito à diversidade cultural religiosa no Brasil e veda qualquer forma de proselitismo, isto é, probe a prática da doutrinação, evangelização ou catequese.
Sou cristã e uma apaixonada por Jesus Cristo, e por isso mesmo respeito todas as formas de religiões, independente se são cristãs ou não. E mesmo tendo em minhas turmas 99,9% de famílias cristãs, de maneira nenhuma catequizo ou evangelizo as crianças. Resolvi postar esta e futuramente outras atividades sobre Ensino Religioso, por saber a dificuldade em encontrar atividades adqueadas para esta área. Trabalhando de maneira adqueada estaremos evitando atitudes e tragédias geradas pela intolerância e preconceito.
TEMA: CADA PESSOA TEM O SEU JEITO DE SER E DE ACREDITAR
PÚBLICO ALVO: CICLO I (1º ao 3º ano)
DURAÇÃO: 2 aulas
OBJETIVO: Reconhecer o direito de cada pessoa de ser diferente e de possuir ou não uma crença religiosa.
CONTEÚDO: Alteridade (cada pessoa tem seu jeito de ser e de acreditar)
RECURSOS NECESSÁRIOS: cartolinas, revistas, giz de cera, cola, tesouras.
1. Faça a leitura do texto abaixo:
2. Conduza a interpretação levando os estudantes a uma reflexão sobre as diferenças.
3. Divida a turma em 4 equipes para montagem de painéis:
- Grupo 1: figuras de plantas e de flores diversas;
- Grupo 2: figuras de pessoas de diferentes religiões;
- Grupo 3: figuras de animais;
- Grupo 4: figuras de recursos naturais e/ou fenômenos da natureza.
4. Monte o painel com as figuras coletadas.
5. Converse sobre a beleza das diferenças e sobre como devemos agir para respeitar nas pessoas essas diferenças, sejam elas físicas, religiosas ou outras.
6. Liste com os estudantes palaavras ou ações que devemos cultivar para a prática do respeito no convívio social.
7. Como tarefa para a próxima aula solicite que os estudantes informe, através de um questionário, qual a religião de sua família, ou igreja que frequenta;
Fonte textos e imagens: GUILOSKI, Borges; COSTA, Diná Raquel D.da; SCHLÖGL, Emerli. Cadernos Pedagógicos: Ensino Religioso, Prefeitura Municipal de Curitiba: 2006, pg 11-14.
Para saber mais:
O Ensino Religioso
O que é Ensino Reliogos?
A Lei nº 9.475/97, redimensiona o Ensino Religioso no contexto escolar, ressalta o respeito à diversidade cultural religiosa no Brasil e veda qualquer forma de proselitismo, isto é, probe a prática da doutrinação, evangelização ou catequese.
Sou cristã e uma apaixonada por Jesus Cristo, e por isso mesmo respeito todas as formas de religiões, independente se são cristãs ou não. E mesmo tendo em minhas turmas 99,9% de famílias cristãs, de maneira nenhuma catequizo ou evangelizo as crianças. Resolvi postar esta e futuramente outras atividades sobre Ensino Religioso, por saber a dificuldade em encontrar atividades adqueadas para esta área. Trabalhando de maneira adqueada estaremos evitando atitudes e tragédias geradas pela intolerância e preconceito.
TEMA: CADA PESSOA TEM O SEU JEITO DE SER E DE ACREDITAR
PÚBLICO ALVO: CICLO I (1º ao 3º ano)
DURAÇÃO: 2 aulas
OBJETIVO: Reconhecer o direito de cada pessoa de ser diferente e de possuir ou não uma crença religiosa.
CONTEÚDO: Alteridade (cada pessoa tem seu jeito de ser e de acreditar)
RECURSOS NECESSÁRIOS: cartolinas, revistas, giz de cera, cola, tesouras.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
1. Faça a leitura do texto abaixo:
2. Conduza a interpretação levando os estudantes a uma reflexão sobre as diferenças.
3. Divida a turma em 4 equipes para montagem de painéis:
- Grupo 1: figuras de plantas e de flores diversas;
- Grupo 2: figuras de pessoas de diferentes religiões;
- Grupo 3: figuras de animais;
- Grupo 4: figuras de recursos naturais e/ou fenômenos da natureza.
4. Monte o painel com as figuras coletadas.
5. Converse sobre a beleza das diferenças e sobre como devemos agir para respeitar nas pessoas essas diferenças, sejam elas físicas, religiosas ou outras.
6. Liste com os estudantes palaavras ou ações que devemos cultivar para a prática do respeito no convívio social.
7. Como tarefa para a próxima aula solicite que os estudantes informe, através de um questionário, qual a religião de sua família, ou igreja que frequenta;
Fonte textos e imagens: GUILOSKI, Borges; COSTA, Diná Raquel D.da; SCHLÖGL, Emerli. Cadernos Pedagógicos: Ensino Religioso, Prefeitura Municipal de Curitiba: 2006, pg 11-14.
Para saber mais:
O Ensino Religioso
O que é Ensino Reliogos?
9 COMENTE AQUI!!!:
Infelizmente a escola nem sempre sabe como trabalhar relião no seu espaço.
Prazer conhecer seu blog. O meu é recente, espero que visite e goste.
http://jn-coisasquegosto-pl.blogspot.com/
Serei sua seguidora. Abraço de paz.
Ana Paula obrigada pela visita e comentário. Sou professora e sei que a gente muitas vezes cuida das crianças e esquece da gente. Devemos fazer os dois não é mesmo?
Você é alfabetizadora? Admiro muito, acho que tem mesmo que ter vocação pra alfabetizar. É uma das séries mais importantes na vida de uma criança.
Parabéns pelo seu blog.
Estarei sempre aqui acompanhando as novidades.
Sejas feliz.
Como sempre as suas colocações são muito pertinentes. Já copiei e guardei. Abração.
Bom dia intrigante post , gostei mesmo muito, secalhar poderiamos tornar-nos blog palls :) lol!
Aparte de piadas sou o Humberto, e como tu publico webpages embora o tema principal do meu space é muito distinto deste....
Eu estudo sites de poker que falam de dinheiro gratis para jogar poker online sem teres de por o teu capital......
Amei imenso aquilo vi escrito nesta 2a visita
Voltarei!:)
Ps:tenho um portugues ruim.
Oi, vc tem razão é bem difícil encontrar sugestões sobre ensino religioso. Acho q vou postar também para aumentarmos nosso recurso nesta área.
Adorei a aula.
Na minha escola cada semana é a vez de uma professora preparar aula sobre o tema e temos aula coletiva para todas as turmas (separamos atividades dependendo das turmas)assim é garatido o trabalho do ensino religioso que muitas vezes é esquecido.
Bjs
Já estou te seguindo... e adorando seu cantinho.
Beijos e uma ótima semana para você.
Oi Ana, a ideia ñão é minha quando fui para esta escola elas já trabalhavam assim, no começo achei um pouco estranho mas depois acabei me acostumando poi é muito comodo eu preciso preparar somente uma aula de ensino religioso no ano, assim como as demais professoras da escola. Bjs.
Oi Ana, a ideia não é minha, quando fui para esta escola elas já trabalhavem desta forma. No início achei um pouco estranho mas depois acabei acostumando pois é muito cômodo, só preparo uma ou duas aulas de ensino religioso por ano assim como as demais professoras.
Bjs
Postar um comentário