Imagem retirada de Apoi@rte |
A maior dificuldade dos estudantes que já produzem textos são os sinais de pontuação, eles geralmente usam somente o ponto final, vírgula, travessão, dois pontos...praticamente inexistem. Neste post um plano de aula e algumas atividade para auxiliar os estudantes na produção textual.
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Para que a pontuação melhore faça as crianças lerem bastante, sempre cobrando a entonação correta.
Objetivos:
* Considerar o interlocutor e a situação como elementos determinantes de atribuição de significado em suas produções, respeitando as várias possibilidades estruturais dos gêneros trabalhados.
* Produzir textos coesos e coerentes a partir de conhecimentos da organização sintático-morfológica da linguagem.
* Pontuar suas produções textuais, reconhecendo a necessidade desses recursos e sua
relação direta com a oralidade.
* Perceber a necessidade de melhorar seus textos por meio do aprimoramento da linguagem e do uso de elementos lingüísticos apropriados.
Critérios de Avaliação:
* Compreende e faz uso dos símbolos convencionais da escrita de forma adequada, respeitando as principais convenções ortográficas.
* Organiza e seqüencia suas idéias em parágrafos nas suas produções.
* Utiliza os sinais de pontuação mais usuais (ponto-final, ponto-de-interrogação,
ponto-de-exclamação, vírgula, dois-pontos, reticências) em maior similaridade possível com a norma padrão.
* Assinala adequadamento o sinais pertinentes ao discurso direto.
* Faz uso dos elementos coesivos (pronomes, conjunções, advérbios, preposições, sinônimos) com a maior adequação possível, mantendo clareza e coerência na veiculação escrita de suas idéias.
Conteúdos:
* Discurso direto.
* Paragrafação.
* Tipologia Textual.
* Sequência lógica.
* Ampliação vocabular.
* Concordância verbal.
Encaminhamento:
1 - Apresente o texto abaixo e solicite que os estudantes o leiam, primeiramente, em silêncio.
2 - Leia em voz alta, com ritmo e entonação.
3 - Questione os estudantes se eles sabe qual seria a classificação do texto (tipologia), explique que se trata de uma anedota (piada) pois relata um fato engraçado.
4 - É importante que as palavras e expressões que as crianças não compreendem sejam esclarecidas. No caso "soalheira danada", significa calor excessivo.
5 - Proponha que pintem as partes do texto, conforme a legenda:
VERDE - Narrador
ROSA - Vigário
AMARELO - Menino
6 - Solicite que observvem os verbos que aparecem na fala do narrador, eles comprovam que o fato já ocorreu. Relembre o que significa passado, presente e futuro. Caso ache interessante, solicite que eles passem o texto para o verbo no presente e/ou passado. Este é um bom exercício e facilitar na hora da reescrita, pois pode ser coletiva.
7 - Explique que o texto está no discurso direto, pois as falas dos personagens estão destacadas com travessão. Solicite que pintem de azul os sinais de interrogação e exclamação. E solicite que leiam com entonação.
8 - Peça que destaquem as vírgulas do texto. Explique as diferentes funções dela: separar o vocativo, interjeição e itens de uma lista. Para melhor assimilação solicite que procurem em outros textos exemplos do uso da vírgula, e classifiquem este uso.
9- Abaixo algumas atividades que estão disponíveis para download.
Para saber mais:
Texto "virtual" para pontuar.
Ideia de cartazes com os sinais de pontuação.
Objetivos:
* Considerar o interlocutor e a situação como elementos determinantes de atribuição de significado em suas produções, respeitando as várias possibilidades estruturais dos gêneros trabalhados.
* Produzir textos coesos e coerentes a partir de conhecimentos da organização sintático-morfológica da linguagem.
* Pontuar suas produções textuais, reconhecendo a necessidade desses recursos e sua
relação direta com a oralidade.
* Perceber a necessidade de melhorar seus textos por meio do aprimoramento da linguagem e do uso de elementos lingüísticos apropriados.
Critérios de Avaliação:
* Compreende e faz uso dos símbolos convencionais da escrita de forma adequada, respeitando as principais convenções ortográficas.
* Organiza e seqüencia suas idéias em parágrafos nas suas produções.
* Utiliza os sinais de pontuação mais usuais (ponto-final, ponto-de-interrogação,
ponto-de-exclamação, vírgula, dois-pontos, reticências) em maior similaridade possível com a norma padrão.
* Assinala adequadamento o sinais pertinentes ao discurso direto.
* Faz uso dos elementos coesivos (pronomes, conjunções, advérbios, preposições, sinônimos) com a maior adequação possível, mantendo clareza e coerência na veiculação escrita de suas idéias.
Conteúdos:
* Discurso direto.
* Paragrafação.
* Tipologia Textual.
* Sequência lógica.
* Ampliação vocabular.
* Concordância verbal.
Encaminhamento:
1 - Apresente o texto abaixo e solicite que os estudantes o leiam, primeiramente, em silêncio.
2 - Leia em voz alta, com ritmo e entonação.
3 - Questione os estudantes se eles sabe qual seria a classificação do texto (tipologia), explique que se trata de uma anedota (piada) pois relata um fato engraçado.
4 - É importante que as palavras e expressões que as crianças não compreendem sejam esclarecidas. No caso "soalheira danada", significa calor excessivo.
5 - Proponha que pintem as partes do texto, conforme a legenda:
VERDE - Narrador
ROSA - Vigário
AMARELO - Menino
6 - Solicite que observvem os verbos que aparecem na fala do narrador, eles comprovam que o fato já ocorreu. Relembre o que significa passado, presente e futuro. Caso ache interessante, solicite que eles passem o texto para o verbo no presente e/ou passado. Este é um bom exercício e facilitar na hora da reescrita, pois pode ser coletiva.
7 - Explique que o texto está no discurso direto, pois as falas dos personagens estão destacadas com travessão. Solicite que pintem de azul os sinais de interrogação e exclamação. E solicite que leiam com entonação.
8 - Peça que destaquem as vírgulas do texto. Explique as diferentes funções dela: separar o vocativo, interjeição e itens de uma lista. Para melhor assimilação solicite que procurem em outros textos exemplos do uso da vírgula, e classifiquem este uso.
9- Abaixo algumas atividades que estão disponíveis para download.
Pontuação 2 |
Pontuação 1 |
Pontuação 4 |
Pontuação 3 |
Texto "virtual" para pontuar.
Ideia de cartazes com os sinais de pontuação.
3 COMENTE AQUI!!!:
Boa noite!
Pontuaçã é complicado para todo mundo.
Beijos,
Carla Fernanda
Cheguei até seu blog pelas postagens de Páscoa. Adorei tudo. Estou te seguindo.
Venha conhecer o linguagem.
Tomei a liberdade de indicar seu blog e publicar alguns sobre este tema. Espero que nãos eimporta,dei os devidos créditos à você. Parabéns pelas postagens
Prabéns pela postagem, realmente os sinais de pontuação, interferem na coerência do texto e são um problema para os alunos.
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