Imagem disponível em KikaBlog |
As crianças adoram contar para os professores quais as coisas que gostam ou não, o que fazem em casa ou pela natureza. Então nada melhor que usar isto para planejar as aulas. Neste post um plano de aula para trabalhar com gráfico, texto coletivo e educação ambiental.
Leia Mais...* Solicite que os estudantes, com auxílio dos pais, respondam as seguintes perguntas:
1) EM SUA CASA COSTUMA-SE SEPARAR O LIXO? (Explique para as crianças o que é separar o lixo orgânico do reciclável)
2) QUANTO TEMPO DURA SEU BANHO?
A - DE 10 A 15 MINUTOS
B - MAIS DE 15 MINUTOS
3) A CALÇADA É LAVADA COM BALDE OU MANGUEIRA?
4) QUANTAS VEZES POR SEMANA A ROUPA É LAVADA EM SUA CASA?
A - 1 A 2 VEZES
B - 3 A 5 VEZES
5) QUANTAS VEZES POR SEMANA A ROUPA É PASSADA EM SUA CASA?
A - 1 A 2 VEZES
B - 3 A 5 VEZES
6) POR QUANTO TEMPO A TELEVISÃO FICA LIGADA?
A - DE 1 A 4 HORAS
B - DE 4 A 7 HORAS
C - MAIS DE 10 HORAS
D - O DIA INTEIRO
* Com as perguntas respondidas, juntamente com as crianças, faça o levantamento dos dados no quadro lousa, faça isso ítem por ítem, e peça que cada um leia a sua resposta. As perguntas 2, 3 e 4 referem-se ao consumo de água; 5 e 6 ao consumo de energia elétrica. Para colocar os dados no gráfico marque as repostas A como consumo ideal (no caso da calçada o correto é lavar com balde), são estas que irão para o gráfico. As demais são as que se referem ao consumo "errado". Para entender melhor veja o gráfico que confeccionei para as crianças.
* Discuta com as crianças sobre a separação do lixo, o correto consumo de água e energia.
* Após isso, entregue para cada um o gráfico (download abaixo). Faça também o gráfico em papel bobina para deixar exposto em sala de aula.
Esta atividade pode ser realizada, tranquilamente, com os alunos do 1º e 2º ano. Para os maiores, dificulte um pouco mais, você pode solicitar que façam o gráfico e/ou o texto sozinhos (caso já tenham feito anteriormente com orientação)
Para saber mais:
Usando gráficos e diagramas do Excel 2002 na sala de aula.
Gráficos em sala de aula - programas para interpretação e confecção de gráficos.
Trabalhando com gráficos - nome dos alunos.
2 COMENTE AQUI!!!:
NOOOSSSAAAA! Uma aula muito boa prontinha.... Quanta coisa podemos explorar com graficos em sala, quase td.
Parabens, bjs
Nossaaaaaaaaaaa, não vou desistir de colocar o meu "nossssssssssssa" aqui no comentário só porque fui logo me deparando com o "nossa" da colega Pati.
Quanto ao seu comentário no meu blog...pode reservar um lugar cativo no seu, pois estarei sempre passeando pelos caminhos que vc traça. Aqui eu aprendo...aprendo a ser uma professora melhor, aprendo a ser gentil e aprendo o valor de uma amizade. Gde abraço.
Postar um comentário