Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 de fevereiro de 2011

GRÁFICO EM SALA DE AULA

Imagem disponível em KikaBlog


As crianças adoram contar para os professores quais as coisas que gostam ou não, o que fazem em casa ou pela natureza. Então nada melhor que usar isto para planejar as aulas. Neste post um plano de aula para trabalhar com gráfico, texto coletivo e educação ambiental.
Leia Mais...

* Solicite que os estudantes, com auxílio dos pais, respondam as seguintes perguntas:

1) EM SUA CASA COSTUMA-SE SEPARAR O LIXO? (Explique para as crianças o que é separar o lixo orgânico do reciclável)

2) QUANTO TEMPO DURA SEU BANHO?


A - DE 10 A 15 MINUTOS
B - MAIS DE 15 MINUTOS



3) A CALÇADA É LAVADA COM BALDE OU MANGUEIRA?


4) QUANTAS VEZES POR SEMANA A ROUPA É LAVADA EM SUA CASA?
A - 1 A 2 VEZES
B - 3 A 5 VEZES


5) QUANTAS VEZES POR SEMANA A ROUPA É PASSADA EM SUA CASA?
A - 1  A 2 VEZES 
B - 3 A 5 VEZES


6) POR QUANTO TEMPO A TELEVISÃO FICA LIGADA?
A - DE 1 A 4 HORAS
B - DE 4 A 7 HORAS
C - MAIS DE 10 HORAS 
D - O DIA INTEIRO

* Com as perguntas respondidas, juntamente com as crianças, faça o levantamento dos dados no quadro lousa, faça isso ítem por ítem, e peça que cada um leia a sua resposta. As perguntas 2, 3 e 4 referem-se ao consumo de água; 5 e 6 ao consumo de energia elétrica. Para colocar os dados no gráfico marque as repostas A como consumo ideal (no caso da calçada o correto é lavar com balde), são estas que irão para o gráfico. As demais são as que se referem ao consumo "errado". Para entender melhor veja o gráfico que confeccionei para as crianças.

* Discuta com as crianças sobre a separação do lixo, o correto consumo de água e energia.

* Após isso, entregue para cada um o gráfico (download abaixo). Faça também o gráfico em papel bobina para deixar exposto em sala de aula.



* Para finalizar faça o texto coletivo. Analise o gráfico, inserindo os dados apresentados. Você pode iniciar destar forma: "De acordo com o gráfico, os estudantes do......... (ano e turma) e seus familiares estão economizando/desperdiçando água pois..."

Esta atividade pode ser realizada, tranquilamente, com os alunos do 1º e 2º ano. Para os maiores, dificulte um pouco mais, você pode solicitar que façam o gráfico e/ou o texto sozinhos (caso já tenham feito anteriormente com orientação)

Para saber mais:
Usando gráficos e diagramas do Excel 2002 na sala de aula.
Gráficos em sala de aula - programas para interpretação e confecção de gráficos.
Trabalhando com gráficos - nome dos alunos.

2 COMENTE AQUI!!!:

Pati Alves disse...

NOOOSSSAAAA! Uma aula muito boa prontinha.... Quanta coisa podemos explorar com graficos em sala, quase td.

Parabens, bjs

Unknown disse...

Nossaaaaaaaaaaa, não vou desistir de colocar o meu "nossssssssssssa" aqui no comentário só porque fui logo me deparando com o "nossa" da colega Pati.
Quanto ao seu comentário no meu blog...pode reservar um lugar cativo no seu, pois estarei sempre passeando pelos caminhos que vc traça. Aqui eu aprendo...aprendo a ser uma professora melhor, aprendo a ser gentil e aprendo o valor de uma amizade. Gde abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br