Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 de agosto de 2010

PRIMEIROS PASSOS DA DIVISÃO

Imagem retirada da internet 

Nesta excelente sequência didática proposta pela Revista Nova Escola, você conseguirá iniciar, sem drama, a divisão na sua turminha. Realizei as atividades com meus alunos e assino embaixo.
Leia Mais...
Objetivos
- Resolver problemas de divisão com procedimentos numéricos (sem usar desenhos)
- Perceber regularidades nas tabuadas do 2, do 3 e do 4
- Relacionar a divisão com a multiplicação

Conteúdos específicos
- Construção de tabuadas proporcionais e análise das primeiras relações numéricas multiplicativas;
- Construção progressiva de estratégias de cálculo mental para resolver multiplicações e divisões;

Ano: 3º ano

Tempo estimado: 4 aulas

Material necessário
- Papel para confeccionar um cartaz e pincel atômico

Desenvolvimento das atividades
Primeira aula
Proponha o seguinte problema para ser resolvido individualmente:

"Maria ganhou um buquê com 12 flores e colocou-as em 2 vasos. Quantas flores ela colocou em cada vaso?"

Entregue uma folha em branco para cada criança registrar o que for preciso para a resolução do problema. Assim que todos terminarem de resolver o problema, compartilhe os resultados.

Supõe-se que as crianças dividirão as flores de maneira equitativa. Pergunte então, se é possível distribuí-las de maneira não equitativa. Retome o enunciado, discuta as possíveis respostas. Proponha que anotem as respostas possíveis na sua folha.

Releia o enunciado e pergunte o que o enunciado deveria dizer para que cada vaso recebesse a mesma quantidade de flor.

Segunda aula Proponha um novo problema de divisão para ser resolvido individualmente também:

"Maria ganhou um buquê com 12 flores e quer colocar 3 flores em cada vaso. Quantos vasos Maria precisará?"

Entregue uma folha em branco para cada criança registrar o que for preciso para a resolução do problema. Assim que todos terminarem de resolver o problema, compartilhe os resultados. Compare e relacione as estratégias gráficas (com desenhos) e numéricas.

Os alunos do 3º ano já podem e devem utilizar procedimentos numéricos como subtrações e adições sucessivas para resolver problemas de divisão, como este.

Produza um cartaz, com os registros dos diferentes procedimentos utilizados pela turma.

Terceira aula Proponha outro problema de divisão:

"A professora distribuiu 10 lápis de cor entre três crianças de modo que todas recebessem a mesma quantidade de lápis. Quantos lápis cada criança ganhou? Sobraram lápis?"

Sugira que nesta aula os alunos utilizem procedimentos numéricos e não desenhos. Observe se há alunos "perdidos" e indique os procedimentos expostos no cartaz como suporte para estas crianças.

Quarta aula
Organize a turma em grupos de quatro e proponha a construção de algumas tabelas de multiplicação (tabuadas):


Coloque as tabelas em um cartaz e, junto com as crianças, preencha alguns resultados conhecidos por elas. Deixe as tabelas elaboradas à disposição dos alunos para que sejam consultadas quando surgirem novos problemas de multiplicação e divisão.

Retirado de: Nova Escola - Da Divisão à Multiplicação.

1 COMENTE AQUI!!!:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br