Imagem retirada da internet |
Nesta excelente sequência didática proposta pela Revista Nova Escola, você conseguirá iniciar, sem drama, a divisão na sua turminha. Realizei as atividades com meus alunos e assino embaixo.
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Objetivos
- Resolver problemas de divisão com procedimentos numéricos (sem usar desenhos)
- Perceber regularidades nas tabuadas do 2, do 3 e do 4
- Relacionar a divisão com a multiplicação
Conteúdos específicos
- Construção de tabuadas proporcionais e análise das primeiras relações numéricas multiplicativas;
- Construção progressiva de estratégias de cálculo mental para resolver multiplicações e divisões;
Ano: 3º ano
Tempo estimado: 4 aulas
Material necessário
- Papel para confeccionar um cartaz e pincel atômico
Desenvolvimento das atividades
Primeira aula
Proponha o seguinte problema para ser resolvido individualmente:
"Maria ganhou um buquê com 12 flores e colocou-as em 2 vasos. Quantas flores ela colocou em cada vaso?"
Entregue uma folha em branco para cada criança registrar o que for preciso para a resolução do problema. Assim que todos terminarem de resolver o problema, compartilhe os resultados.
Supõe-se que as crianças dividirão as flores de maneira equitativa. Pergunte então, se é possível distribuí-las de maneira não equitativa. Retome o enunciado, discuta as possíveis respostas. Proponha que anotem as respostas possíveis na sua folha.
Releia o enunciado e pergunte o que o enunciado deveria dizer para que cada vaso recebesse a mesma quantidade de flor.
Segunda aula Proponha um novo problema de divisão para ser resolvido individualmente também:
"Maria ganhou um buquê com 12 flores e quer colocar 3 flores em cada vaso. Quantos vasos Maria precisará?"
Entregue uma folha em branco para cada criança registrar o que for preciso para a resolução do problema. Assim que todos terminarem de resolver o problema, compartilhe os resultados. Compare e relacione as estratégias gráficas (com desenhos) e numéricas.
Os alunos do 3º ano já podem e devem utilizar procedimentos numéricos como subtrações e adições sucessivas para resolver problemas de divisão, como este.
Produza um cartaz, com os registros dos diferentes procedimentos utilizados pela turma.
Terceira aula Proponha outro problema de divisão:
"A professora distribuiu 10 lápis de cor entre três crianças de modo que todas recebessem a mesma quantidade de lápis. Quantos lápis cada criança ganhou? Sobraram lápis?"
Sugira que nesta aula os alunos utilizem procedimentos numéricos e não desenhos. Observe se há alunos "perdidos" e indique os procedimentos expostos no cartaz como suporte para estas crianças.
Quarta aula
Organize a turma em grupos de quatro e proponha a construção de algumas tabelas de multiplicação (tabuadas):
Coloque as tabelas em um cartaz e, junto com as crianças, preencha alguns resultados conhecidos por elas. Deixe as tabelas elaboradas à disposição dos alunos para que sejam consultadas quando surgirem novos problemas de multiplicação e divisão.
Retirado de: Nova Escola - Da Divisão à Multiplicação.
- Resolver problemas de divisão com procedimentos numéricos (sem usar desenhos)
- Perceber regularidades nas tabuadas do 2, do 3 e do 4
- Relacionar a divisão com a multiplicação
Conteúdos específicos
- Construção de tabuadas proporcionais e análise das primeiras relações numéricas multiplicativas;
- Construção progressiva de estratégias de cálculo mental para resolver multiplicações e divisões;
Ano: 3º ano
Tempo estimado: 4 aulas
Material necessário
- Papel para confeccionar um cartaz e pincel atômico
Desenvolvimento das atividades
Primeira aula
Proponha o seguinte problema para ser resolvido individualmente:
"Maria ganhou um buquê com 12 flores e colocou-as em 2 vasos. Quantas flores ela colocou em cada vaso?"
Entregue uma folha em branco para cada criança registrar o que for preciso para a resolução do problema. Assim que todos terminarem de resolver o problema, compartilhe os resultados.
Supõe-se que as crianças dividirão as flores de maneira equitativa. Pergunte então, se é possível distribuí-las de maneira não equitativa. Retome o enunciado, discuta as possíveis respostas. Proponha que anotem as respostas possíveis na sua folha.
Releia o enunciado e pergunte o que o enunciado deveria dizer para que cada vaso recebesse a mesma quantidade de flor.
Segunda aula Proponha um novo problema de divisão para ser resolvido individualmente também:
"Maria ganhou um buquê com 12 flores e quer colocar 3 flores em cada vaso. Quantos vasos Maria precisará?"
Entregue uma folha em branco para cada criança registrar o que for preciso para a resolução do problema. Assim que todos terminarem de resolver o problema, compartilhe os resultados. Compare e relacione as estratégias gráficas (com desenhos) e numéricas.
Os alunos do 3º ano já podem e devem utilizar procedimentos numéricos como subtrações e adições sucessivas para resolver problemas de divisão, como este.
Produza um cartaz, com os registros dos diferentes procedimentos utilizados pela turma.
Terceira aula Proponha outro problema de divisão:
"A professora distribuiu 10 lápis de cor entre três crianças de modo que todas recebessem a mesma quantidade de lápis. Quantos lápis cada criança ganhou? Sobraram lápis?"
Sugira que nesta aula os alunos utilizem procedimentos numéricos e não desenhos. Observe se há alunos "perdidos" e indique os procedimentos expostos no cartaz como suporte para estas crianças.
Quarta aula
Organize a turma em grupos de quatro e proponha a construção de algumas tabelas de multiplicação (tabuadas):
Coloque as tabelas em um cartaz e, junto com as crianças, preencha alguns resultados conhecidos por elas. Deixe as tabelas elaboradas à disposição dos alunos para que sejam consultadas quando surgirem novos problemas de multiplicação e divisão.
Retirado de: Nova Escola - Da Divisão à Multiplicação.
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