Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 de julho de 2011

COMO AJUDAR SEU FILHO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR





Quando os pais estão presentes na rotina escolar de seu filho a aprendizagem é algo garantido. Neste post algumas dicas de como ajudar seu filho em um desenvolvimento escolar eficaz.
Leia Mais...
1. Integração: as crianças precisam sentir-se segura, valorizadas e amadas. Precisa ter consciência que faz parte de uma grupo (família). Para isso arranje tempo para seu filho, converse com ele. Tenha este momento como uma rotina DIÁRIA.

2. Aspirações: crianças precisam saber que quando desejam alguma coisa, precisam modificar ou melhor a sua forma de agir. Converse com seu filho sobre as aspirações que você tem, conte para ele os seus sonhos do passado e do futuro. Inicie estabelecendo metas simples, com objetivos focados na vida em família. Ajude-o a encontrar as metas e o que é necessário fazer para alcança-las.

3. Segurança: ensine seu filho que cometer erros é normal. Sempre existe a possibilidade de fracassar em algo, mas que isso não deve ser motivado para desistência. Isso o tornará mais seguro no ambiente escolar. NUNCA diga que errar é um fracasso.

4. Identidade: deixe seu filho seguir seus interesses, interrogue-o sobre eles. Encoraje-o a falar e mostrar seus sentimentos.

5. Desafios: encoraje seu filho a encarar desafios, não tente resolvê-los por ele. Auxilie-o a desenvolver estratégias.

6. Êxito: quando a criança obter um resultado positivo, elogie. Nunca deixe para depois ou se omita. O elogio quando dado no momento certo e pela atitude correta são armas poderosas para a auto-estima. Quando algo não der certo, tranforme isso em oportunidade de descobrir o que ocorreu de mal e disuctam como fazer melhor.


Baseado no livro: Pais Atuantes, Crianças Felizes. Bill Lucas e Alistair Smith. Editora Positivo. Quer adquirir clique aqui!

2 COMENTE AQUI!!!:

Pati Alves disse...

Como sempre ótimas dicas. Bjs.

Virginia Melo disse...

ÓTIMAS DICAS PARA OS PAIS, COMO SOU EDUCADORA E MÃE, ESSE BLOG SEMPRE ME AJUDA.

PARABÉNS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br