Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 de janeiro de 2011

DICAS PARA UM BOM PLANEJAMENTO



Professor não pode assinar embaixo, com toda segurança, que planejar uma aula não é preciso. Alguns fazem um planejamento minucioso, outros planejam no ônibus no caminho para o trabalho e assim por diante. Enfim, um professor que se preze deve planejar suas aulas, não há escapatória. Neste post darei algumas dicas para facilitar esse trabalho.
Leia Mais...
Tenha sempre em mente que seu planejamento deve contemplar:

1. Leitura diária de contos ou histórias tradicionais.

2. Leitura, uma vez por semana, de notícias, artigos científicos, textos instrucionais, poemas, etc. Aproveite e escolha textos que façam integração com as oturas áreas do conhecimento, por exemplo: ao ler um artigo científico escolha um que fale sobre a animais, plantas, história do lugar, etc. Atentem para textos de boa procedência e qualidade, nada de linguagem simplificada, isto não contribui muito na formação do vocabulário de seus alunos.

3. Leitura, diária e em voz alta com os alunos, de textos conhecidos: parlendas, trava-línguas, cantigas, adivinhas. Para facilitar faça a leitura apontada, com uma varinha decorada, o texto pode estar no quadro ou em papel bobina.

4. Fazer os alunos, individualmente, lerem o nome dos colegas em crachás, títulos conhecidos, nome da escola, dia da semana, mês, etc.

5. Sempre apresentar o suporte de onde foi retirado o texto que você está apresentado: notícia de jornal leve o jornal de onde retirou, história leve o livro, etc.

4. Propor que os alunos escrevam todos os dias: o seu nome e a data pelo menos uma vez por dia.

5. Fazer com que os alunos escrevam listas de palavras significativas: nome dos alunos, título de histórias lidas, cantigas, etc. Escrever coletivamente cartas e bilhetes. Ditar para o professor cantigas e parlendas conhecidas.

6. Escrever todos os dias a rotina no quadro, assim as crianças não ficaram tão ansiosas e é mais uma chance observarem alguém experiente escrevendo.

7. Contar o número de alunos presentes, realizar a somatória de meninos e meninas, subtrair os faltantes, etc.

8. Fazer o calendário diariamente ou duas vezes na semana. Saiba mais aqui.

9. Pelo menos duas a quatro vezes na semana abra espaço para jogos (português e matemática). Saiba mais aqui, aqui e aqui.

10. É importante planejar trabalhos em dupla ou grupo. Veja uma boa dica aqui.

Algumas dicas foram baseadas no material "Toda Força ao 1º ano" do Estado de São Paulo.

Bom planejamento.

1 COMENTE AQUI!!!:

Unknown disse...

Gostei demais das dicas e já tomei nota.
Também não concordo com muitas das orientações que devemos seguir na escola, principalmente, quando são frutos de modismos ou achismos,portanto, sem qualquer embasamento teórico. Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br