Para abordar o assunto de moradias, o professor precisa primeiro conhecer a realidade em que sua escola está inserida. Fazer uma pesquisa prévia é o primeiro passo para um bom planejamento.
Leia Mais...Antes de iniciar o trablho com as crianças passeio pelos arredores da escola e tire foto de algumas residências, contemple vários tipos de moradia. Na internet selecione algumas casas que não aparecem na redondeza da escola e monte um power point com estas e suas fotos. Insera neste projeto casas ecológicas, modernas, estilo europeu, indígena, etc.
Para iniciar este trabalho faça uma passeio com os alunos pelos arredores da escola, peça que anotem ou desenhem alguns modelos de casa (que você já selecionou previamente em seu planejamento). Caso a comunidade seja carente, não fuja do passeio, você verá que o trabalho em sala pode ser enriquecedor.
Em sala de aula, auxilie as crianças a classifiquem os tipos de construção (alvenaria, madeira, palafitas, palha, barro...)
Depois mostre o power point com as fotos que você tirou do bairro e os tipos de casa de outros lugares, que não existem na comunidade local. Comente que existem as casas básicas que são as mais conhecidas, mas também existem outros tipos de construção (casas ecológicas, prédios modernos). Informe que em outras culturas as construções possuem outros aspectos (cultura japonesa, indiana, africana, etc).
Forme grupos e deixe cada um responsável por um modelo de casa (alvenaria, palha, taipa/ pau-a-pique, madeira), solicite que recortem as imagens de revistas e confeccionem cartazes.
Ao término desta atividade, discorra sobre quais são as construções mais seguras, quais são mais adequadas. É interessante abordar porque comunidade ribeirinhas constroem suas casas sobre palafitas. Quais os cuidados com este tipo de moradia. Neste momento se a comunidade é carente, tome o cuidado para não "agredir" o meio de vida da criança e sua família. Caso seja uma invasão procure na história local como ela iniciou e porque. Vale da questão do direito de moradia, e se eles estão usufruindo adequadamente deste direito, como o sanemento básico. O que pode ser feito para reverter este quadro, de quem é a responsabilidade.
Abaixo segue links para estudo e atividades para download:
O Recife das palafitas ou as palafitas do Recife.
Como funcionam as construções com terra e adobe.
Como funcionam as casas de fardo de palha.
Construa sua casa com garrafas PET
Materiais de construção ecológicos.
8 COMENTE AQUI!!!:
Olá passando para uma visita, gostei e fiquei seguidora. Parabéns pelas excelentes dicas. Meu blog é: http://blogdaescolasantaterezinhaaracaju.blogspot.com/
Carla Melo
Os links são mt bacanas!!!
Caio estudou os tipos de moradia no passado!
Vou mostrar seu post a ele! :-)
Ana Paula, obrigada pela participação lá no blog! Adoro ler seus comentários!!!
Bjs!
PS.: Nem eu sei como arrumo tempo para blogar! rs
oi Amiga!
Tem selinho pra vc. Beijos
olha adorei a matéria, será de muita utilidade na minha escola.abraços
LI SEU COMENTARIO EM OUTRO BLOG SOBRE INDISCIPLINA.
VC COMENTOU SOBRE TURMAS JÁ COM ESSE PROBLEMA.
PEGUEI UMA TURMINHA QUE JÁ VINHA DE ANOS COM ESSE PROBLEMA.
MINHA TURMA É DE QUARTO ANO.
E A DIRETORA VEM COBRANDO MUITO DE MIM SOBRE A DISCIPLINA DA TURMA.
GOSTO DE TRABALHAR COMO VC FALOU EM GRUPOS COM TRABALHOS DIVERSOS SÓ QUE EM UMA TURMA COMO A MINHA..
MUITAS VEZES POR PRESSÃO DA DIREÇÃO ACABO DANDO CÓPIAS POR CÓPIAS E ALGUMA INTERPRETAÇÃO.. A MESMICE... ELES ATÉ FICAM QUIETOS COM MUITA PRESSÃO MINHA.. SÓ QUE ME DOI O CORAÇÃO DE EDUCADORA.
ME AJUDE...MEU EMAIL INFOTEK10@HOTMAIL.COM OBRIGADA.. DÉ..
Olá colega!
Realmente a indisciplina toma um tempo maior do que deveria!!
Não existe turma perfeita, se não é a bagunça que incomoda, são os alunos que demoram para copiar ou nunca fazem a lição! Sempre haverá problemas e stress para nós!
Acredito que no nível em que se encontra sua turma, você precisará "dar" algo para a turma! Para os meus, que são um 3º ano, faço uma cartelinha com elogios, todos os dias carimbo esta cartelinha. Há quatro quesitos nela: tarefas/ comportamento/ atenção/ agilidade. Quando o aluno comporta-se bem, faz todas as tarefas, não demora demais para terminá-las e presta atenção nas aulas, recebe os carimbos. A cartelinha dura uma semana, de segunda a sexta, na semana seguinte o aluno que conseguiu todos os carimbos será o ajudante daquela semana. Os meus adoram isso, pois ajudam a recolher crachás, livros, cadernos, apagar o quadro e assim por diante. São poucos os alunos que ficam sem nenhum carimbo, eles se esforçam.
Não sei se os seus gostariam disto, ano passado eu dava prêmios, coisas que eu comprava de R$ 1,99. Mas não gostei do resultado, pois as crianças só faziam as coisas para ganhar presente, não era por vontade de melhorar. Acho que no caso de ser ajudante, eles aprendem a cooperar e não esperam algo material em troca.
Outra coisa bacana é criar um sistema de elogios para a turma no geral, em paralelo com a cartela de elogios, quando a turma toda se comportar (na fila, no recreio, com outras professoras, etc.) eles ganham pontos. Se ao final de um mês eles alcançarem 100 pontos eles podem ter um dia especial: um filme com pipoca, um piquenique em um parque próximo a escola, etc. Claro que até hoje os meus não conseguiram estes pontos, há alguns que não se esforçam para que isso aconteça, quando estão no recreio aprontam ou fazem bagunça com outras professoras. Mas percebo que quando estão comigo tentam ao máximo ganhar elogios para aumentar a pontuação, mas eu ainda não dei os 100 pontos para que eles vejam que a escola é um grupo e eles devem se comportar perante todos os funcionários e situações, não somente comigo. É importante zerar a pontuação ao final do mês, assim eles perceberão o quanto precisam melhorar.
Caso você queira a cartelinha dos elogios eu envio. Se não deixei algo claro me avise, e espero que estas dicas sejam úteis para você. Quanto ao trabalho em grupo, você só conseguirá fazer quando eles tiverem comportamento, realmente agora é humanemente impossível contralá-los.
Tem um livro que traz um método diferente, ainda estou me "batendo" para aplicá-lo, mas acredito que ano que vem eu consiga seguí-lo. Aconselho a comprar o livro, acho que trará alguns benefícios para sua prática.
Link: http://alfabetizacaoconsciente.blogspot.com/2009/11/disciplina-efetiva-em-sala-de-aula.html
Abraços e precisando é só avisar!
Cara colega,
Lendo seu comentário sobre indisciplina, chamou-me atenção sobre o método dos adesivo. Se puder mandar uma cópia dos mesmos ficarei agradecida.
E-mal: lili.sanlia@hotmail.com
Lilia
Postar um comentário