Este plano de aula propõem que as crianças identifiquem os seres vivos e não-vivos no ambiente próximo a escola. Auxiliando também a iniciar nos pequenos o gosto pela pesquisa.
Leia Mais...Objetivo: Identificar a presença de seres vivos e componentes não- vivos em diferentes ambientes.
Conteúdos: Ecossistema.
Avaliação: Distinguir seres vivos de componentes não- vivos.
Encaminhamento:
1. Peça aos estudantes que observem o ambiente próximo a escola.
2. Repasse o trabalho a ser realizado, explicando detalhadamente o que cada um, ou grupo, deverá observar.
3. Você pode elaborar o roteiro que seja mais adequado a sua região. Abaixo segue algumas sugestões:
a) Além do ser humano, há outros animais nesse local? Quais você pode observar neste horário?
b) É possível escutar o som de algum animal? Q@ual?
c) Existem muitas árvores? Como são essas árvores? Qual o nome delas?
d) Existem plantas menores? Quais?
e) Como está o solo seco ou úmido?
f) Está ventando?
g) Há pedras? Muitas ou poucas?
4. Solicite que desenhem o ambiente que observaram.
5. Converse com os estudantes sobre o que eles viram e peça que classifiquem o que viram em seres vivos e não- vivos.
6. Monte um mural com os desenhos e listas.
Retirado do Caderno Pedagógico de Ciências- Prefeitura Municipal de Curitiba.
Para saber mais:
Seres vivos e não- vivos.
Meio- ambiente para crianças: seres vivos e não- vivos.
7 COMENTE AQUI!!!:
Que bacana isso, Ana Paula!
Meu filho está estudando seres vivos e não-vivos. ;-)
muito bom este plano de aula.
parabéns!!!!!!
Adorei tem tudo haver com o que a escola está trabalhando no momento... Show!!!
amei amada!vou trabalhar amanhã!
Olá Fernanda,
fico feliz que tenha gostado e possa aproveitar!
Abraços!
Adorei este plano de aula. PARABENS!
Vc está de parabéns!!!
Postar um comentário