Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 de novembro de 2011

TIRINHA E PLANO DE AULA SOBRE O NATAL PARA ALFABETIZAÇÃO


Não deixe o Natal passar em branco em seu planejamento. Com esse plano de aula simples você vai fechar o ano com chave de ouro.
Leia Mais...


Desenvolvimento:
1. Distribua a tirinha para os alunos ou utilize o retroprojetor.

2. Faça a preparação para a leitura, questionando: vocês conhece este tipo de texto? Vocês já viram esse tipo de texto? Onde? Tem algo escrito? Você sabe qual o nome dado para este texto (gênero)?

3. Após a preparação para leitura, juntamente com as crianças faça a interpretação da história.

4. Questione: como esse texto se organiza? Como os quadrinhos se apresentam? É possível saber em que época do ano se passa a cena? Quais personagens participam da cena?

5. Fazer com que as crianças percebam as expressões faciais do pai, Cebolinha e Papai Noel.

6. Propor que elaborem um título adequado para a história.

7. Solicitar que substituam os desenhos dos balões por fala: não esquecer de instruir as crianças da troca que o Cebolinha faz, solicitar que escrevam como ele falaria e após corrigir o erro em um texto fora da tirinha.

8. Para enriquecer o trabalho faça conexão com as outras áreas: em História apresente um texto sobre a tradição de receber e dar presentes no Natal e consumismo. Em Geografia: como é comemorado o Natal em outros países (localizar no mapa e comentar algumas curiosidades locais). Em Matemática (sistema monetário) solicitar que as crianças pesquisem o preço dos presentes pedidos pelo Cebolinha e pelo pai. Em Ciências: conversar sobre a audição e os prejuízos que o som alto pode provocar.

Para saber mais:

Significado dos presentes
Natal do consumismo.
Espírito de Natal sim, Consumismo não.
Natal pelo Mundo - Revista Recreio


3 COMENTE AQUI!!!:

Nanda disse...

Eu fiz os biscoitinhos, postei lá no meu blog!! Ficaram ótimos, vê lá depois!! rsrsrs Bjãoooo

Unknown disse...

ADORO TIRINHAS E OS MEUS ALUNOS TAMBÉM. É IMPRESSIONANTE COMO ELES DESCOBREM RAPIDINHO O SIGNIFICADO DE CADA QUADRINHO. A ÚLTIMA COM QUE TRABALHEI NÃO TINHA FALA (DEIXEI OS BALÕES VAZIOS PARA ELES IMAGINAREM O QUE ESTAVAM DIZENDO AS PERSONAGENS), MAS ELES NÃO TIVERAM DIFICULDADE EM PREENCHER OS BALÕES. BJS.

Unknown disse...

NÃO ENTENDO PORQUE NO MEU BLOGROLL NÃO APARECE A SUA ÚLTIMA POSTAGEM. A QUE ESTÁ APARECENDO HÁ TEMPOS É A PENÚLTIMA (IDEIAS PARA O NATAL). SE NÃO TIVESSE VINDO BISBILHOTAR NÃO TERIA VISTO A TIRINHA.BJS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br