Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 de dezembro de 2009

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: SAIBA A DIFERENÇA!

http://girlsliiikeboys.blogspot.com



Você sabe o que é letramento? Você o insere em seu planejamento? Saiba o que é alfabetização e letramento e como ajudar, de forma simples, seus alunos a não se tornarem analfabetos funcionais
Leia Mais...
Segundo o MEC, alfabetização é a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em sons, e, na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais. Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais, é inserir-se num mundo organizado diferentemente: a cultura escrita.

Simplificando: alfabetização você exercita quando trabalha a língua portuguesa através de exercícios como: separação de sílabas; troca de letras de uma determinada palavra entre outros. O letramento seria utilizar um texto com um "classificado" para alfabetizar, ensinar onde ele é encontrado; qual a sua função e suas características e a partir disto propor exercícios ortográficos.

Há "escolas" que trabalham primeiramente a alfabetização e somente depois inserem o letramento, mas segundo Magda Soares estes são indissociáveis, não há como fazer um trabalho educativo eficaz sem os dois para se complementarem.

Para que seus alunos não se somem futuramente a porcentagem de analfabetos funcionais, inclua em seus planejamentos (desde o 1º ano) textos significativos e com cunho social como: anúncios, reportagens, entrevistas, listas, gráficos e tabelas, folders, cartazes, faixas, poemas, textos informativos entre outros. Não faça parte do grupo que "empurra" para as crianças somente textos que são vistos exclusivamente na escola, que não são reproduzidos pela sociedade. Simples e fácil.

Fonte: Pró- letramento: Programa de Formação Continuada de Professores do Anos/ Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. - Secretaria de Educação Básica - Brasília: MEC, SEB, 2007.

Para saber mais:

Planos de aulas: exemplos de planos que incluem o letramento.

Letramento: Você Pratica?

Magda Becker Soares: O que é Letramento e Alfabetização?

Analfabetismo Funcional - Aquele que Foge das Estatísticas Feitas para Inglês Ver.

Ainda Sobre o Analfabetismo.

6 COMENTE AQUI!!!:

Dany disse...

Ana Paula,

Eu sou totalmente a favor de se trabalhar com textos significativos. Além de se criar um significado para aquilo que a criança está fazendo, a criança se sente mt mais motivada.
Ótimo post.

katia Ruivo disse...

ana paula, é exatamente isso que falta na maior parte de nossas escolas. Nossas crianças decodificam os símbolos, mas não entendem o que leem, não tiram significado disso. Não sabia que o termo era esse, letramento, sempre aprendo aqui.
Valeu,
beijos , querida.

Joyce Pianchão disse...

Ana Paula, entrei, gostei e me tornei sua seguidora. Muito interessante o texto sobre o que o letramento. Agora no dia 11 de dezembro farei o lançamento do livro da turma "Letramento. Um ano de histórias", onde os alunos tiveram a oportunidade de se expressarem em vários momentos e de diversas maneiras. Convido-a para uma visita, pois com certeza poderemos fazer valiosas trocas. Abraço, Joyce.

Nanuni Kokoritu disse...

Bem interessante este post.
Sinceramente, não sabia a diferença.

Anônimo disse...

Boa tarde:

É um grande prazer dar a minha opinião sobre está questão de sobre alfabetização(letras x letrados), aplicava este mesmo método aos meus alunos do SESI na língua espanhola. Mas, infelizmente ainda existem muitas esolas que não concordam com essa aplicação. A educação mudou muito mas será todavia necessário outras grandes mudanças tendo exemplo a questão de não reprovar aluno não estando habito para curso a série seguinte. O SESI/MA pensa dessa foram. Formam técnicos e não pessoas que possam ter futuros brilhantes com um curso Superior.

Fernanda.

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Oi Fernanda!!

Como não há um e-mail para lhe retornar, vou responder por aqui!

Acho que a questão da não reprovação foi um dos grandes erros nas novas mudanças da educação! O sistema de ciclos foi muito mal aplicado, não tem a mínima credibilidade, pelo menos não nas escolas em que atuei. Acaba ficando esta empurração com a barriga e os professores "primários" mandam alunos despreparados para suportar um ensino superior ou até menos. É um absurdo como a educação brasileira caminha! Tento ao máximo ajudar meus alunos, a formar futuros e brilhantes estudantes de ensino superior, mesmo que a realidade grite em meu ouvido o contrário!

Adorei o seu comentário e fico feliz cada vez que tenho contato com professores conscientes.

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br