Leia Mais...
Conteúdos:
* Idéia de representação;
* Escrita como sistema de representação;
* Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita;
* Relação fonema/ grafema;
* Direção da escrita;
* Espaçamento entre as palavras;
* Sequência lógica.
Objetivos:
* Utilizar argumentos coerentes em suas exposições orais;
* Ler textos mesmo com ajuda do professor;
* Utilizar sistema gráfico da língua de forma adequada, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações fonema/grafema;
* Produzir textos (palavras, frases) coesos e coerentes, a partir dos conhecimentos de organização sintático-morfológica da linguagem.
Desenvolvimento:
1 - Apresentar a quadrinha em papel bobina e verificar o que eles acham que está escrito naquele texto, quem conhece, quem já leu.
2 - Fazer a leitura apontada, primeiramente pelo professor depois pelos alunos, quanto mais melhor. Explicar o que é uma quadrinha.
3 - Conscientizar sobre o espaçamento entre as palavras. Reforçar o som do B (consciência fonológica)
4 - Fazer a interpretação da quadrinha, primeiro oralmente e depois solicitar que a desenhem. Neste momento trabalhar com argumentação: como a batatinha nasce na terra? Ela se esparrama? Como? Mostre imagens ou vídeos de batatas sendo colhidas e depois conte aos alunos que este versinho sofreu alterações ao longo dos anos, há quem diga que o original é "bota raiz pelo chão" ou "deita raiz pelo chão", que teria mais lógica, pois a batata é um tubérculo.
5 - Solicitar que circulem no texto a palavra ou palavras que contenham a letra B e as reescrevam.
6 - Pintar as vogais e as consoantes da palavra batatinha, de cores diferentes.
7 - Relacionar nome de colegas que contenham a letra B.
8 - Formar novas palavras contidas em batatinha, com ajuda do alfabeto móvel.
9 - Relacionar palavras que rimam com batatinha, reforçar o som final -inha.
10 - Solicitar que, a partir de tiras, montem a quadrinha (ver em Download). Neste momento reforçar o espaçamento e a sequência lógica. Para os alfabéticos pedir que reescrevam o texto sem as tiras.
Critérios de Avaliação:
* Idéia de representação;
* Escrita como sistema de representação;
* Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita;
* Relação fonema/ grafema;
* Direção da escrita;
* Espaçamento entre as palavras;
* Sequência lógica.
Objetivos:
* Utilizar argumentos coerentes em suas exposições orais;
* Ler textos mesmo com ajuda do professor;
* Utilizar sistema gráfico da língua de forma adequada, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações fonema/grafema;
* Produzir textos (palavras, frases) coesos e coerentes, a partir dos conhecimentos de organização sintático-morfológica da linguagem.
Desenvolvimento:
1 - Apresentar a quadrinha em papel bobina e verificar o que eles acham que está escrito naquele texto, quem conhece, quem já leu.
2 - Fazer a leitura apontada, primeiramente pelo professor depois pelos alunos, quanto mais melhor. Explicar o que é uma quadrinha.
3 - Conscientizar sobre o espaçamento entre as palavras. Reforçar o som do B (consciência fonológica)
4 - Fazer a interpretação da quadrinha, primeiro oralmente e depois solicitar que a desenhem. Neste momento trabalhar com argumentação: como a batatinha nasce na terra? Ela se esparrama? Como? Mostre imagens ou vídeos de batatas sendo colhidas e depois conte aos alunos que este versinho sofreu alterações ao longo dos anos, há quem diga que o original é "bota raiz pelo chão" ou "deita raiz pelo chão", que teria mais lógica, pois a batata é um tubérculo.
5 - Solicitar que circulem no texto a palavra ou palavras que contenham a letra B e as reescrevam.
6 - Pintar as vogais e as consoantes da palavra batatinha, de cores diferentes.
7 - Relacionar nome de colegas que contenham a letra B.
8 - Formar novas palavras contidas em batatinha, com ajuda do alfabeto móvel.
9 - Relacionar palavras que rimam com batatinha, reforçar o som final -inha.
10 - Solicitar que, a partir de tiras, montem a quadrinha (ver em Download). Neste momento reforçar o espaçamento e a sequência lógica. Para os alfabéticos pedir que reescrevam o texto sem as tiras.
Critérios de Avaliação:
* Participa de situações que envolvam usos da linguagem oral no cotidiano escolar, respeitando as opiniões do outro e considerando os diferentes modos de falar;
* Utiliza adequadamente os símbolos próprios da escrita, respeitando a convenção ortográfica, ainda que não o faça com precisão;
* Demonstra reconhecimento do processo de interlocução e da função social da linguagem.
* Faz uso dos mecanismos estruturais (organização do texto) caracterizadores dos gêneros trabalhados, ainda que com ajuda do professor.
2 COMENTE AQUI!!!:
Olá! Adorei esse projeto com quadrinhas. Sou professora alfabetizadora e sempre lanço mão dos diversos tipos de textos e gêneros textuais. Desejo-lhe uma FELIZ PÁSCOA!!!!!!!!!!!!!!!
BJUS!!!!!!!!!!!!
Entre no site www.folhadejerusalem.no.comunidades.net e se divirta com reportagens locais de um pequeno povoado de Inhapim/MG. É de matar de rir.
Postar um comentário