Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 de março de 2009

A PÁSCOA NA SALA DE AULA

Fiquei pensando, pensando, pensando..."o que trabalhar na Páscoa, que não puxe para o lado comercial?". Cheguei a conclusão que com criança é quase impossível, eles com certeza vão querer falar dos benditos ovos de chocolate. Daí pensei, qual o problema? Ensinando o verdadeiro sentido da Páscoa, que mal tem falar em chocolate. Então fiz as minhas pesquisas e achei milhares de informações que dariam, no mínimo, dez posts. Mas vou poupá-los de tamanha chatice, além do que existem inúmeros blogs que já trataram sobre o assunto.

Leia Mais...

Pensei em começar uma aula com um texto informativo "simples" sobre a Páscoa.

As origens do termo Páscoa
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.


Como adoro trabalhar textos faria primeiramente uma discussão, deixando as crianças falarem como comemoram esta data. Nesta hora você pode relatar o significado da Páscoa para os cristãos. Depois faria a leitura apontada (várias vezes), depois a interpretação, circular palavras ou expressões desconhecidas e faria uma pesquisa em dicionário ou na internet, juntamente com os alunos.

Grifar de vermelho a parte do texto que trata sobre a origem religiosa da palavra Páscoa. Circular de azul a palavra PÁSCOA, de amarelo PASSAGEM e de verde COMEMORAÇÃO toda vez que aparecerem no texto.
Registrar o número de sílabas e letras destas palavras PÁSCOA/ PASSAGEM/ COMEMORAÇÃO. Demonstre, através da leitura das palavras, que as sílabas podem ser formadas por diferentes números de letras.
Relacione as iniciais das palavras com nome de alunos da sala.

Recortar de revistas outras palavras que comecem com a primeira sílaba, ou terminem com a última sílaba (trabalho com rimas) da palavra COMEMORAÇÃO.
Com auxílio do alfabeto móvel ou tarjeta dobrável, peça que formem novas palavras com PASSAGEM . Exemplo: PASSA, SAEM, ASSA, ASA, ASSE, AGE... Aproveite para trabalhar os vários sons do S.

Peça que através de uma leitura do texto as crianças produzam em dupla ou coletivamente, uma frase que resuma o texto. Começando desta maneira "A PÁSCOA É..."

Para ampliar a oportunidade de leitura, apresentar outros textos sobre a Páscoa como: poesias, quadrinhos, adivinhas, músicas entre outros.
Shalom!

8 COMENTE AQUI!!!:

Anônimo disse...

Muito legal!

A Páscoa combina com a infância! Concordo que podemos fazer um trabalho bem legal para comemorarmos esta data!

Abraços, Michelle

Ivani disse...

Olá!
Obrigada por visitar meu blog e deixar comentário. Adorei o seu, vou passar aqui sempre, suas dicas são valiosas.
Parabéns!

Unknown disse...

Achei muito legal o seu blog!!!Parabéns, ensino o primário e essas novidades são ótimas para a asala de aula!!!!*__*

Unknown disse...

AMEI SUAS SUGESTÕES!!!PARABENS

Anônimo disse...

me ajuda em uma coisinha: como se faz a separação silábica de Páscoa????

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Respondendo ao Anônimo: a palavra Páscoa é dissílaba (Pás - coa), já vi alguns lugares onde a apalvra aparecia assim Pás- co- a, mas "oa" trata-se de ditongo (semivogal+vogal) e não se separam. Bem, foi assim que aprendi!! rs Caso esteja incorreto favor me corrijam!!!

Beijos!

Anônimo disse...

eu amei essa atividade é bastante criativa

Anônimo disse...

Olá Ana adorei a dica, e queria te pedir um gentileza, dicas de planos, aulas de religião que possam ser trabalhadas com alunos de terceira série do ensino fundamental
Obg....
Fran

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br