Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO

http://cartaxo-santarem.olx.pt

Preparei este post porque fiz uma enquete para saber com que frequência os professores aplicavam os jogos em sala de aula. Mais de 43% dos 32 entrevistados alegam que raramente utilizam jogos em suas aulas. Os motivos podem ser vários: falta de material, de idéia, de tempo, muitos alunos em sala ou ainda porque jogo gera bagunça.Leia Mais...
Quando estava no primário falar em jogos na sala de aula era loucura, nenhum professor fazia isso, jogos eram para as aulas de Educação Física. Mas hoje, acredito ser de extrema importância que seja incluso o jogo dentro de nossa prática. Não é fácil inserir jogos sem que as crianças façam alarde, afinal elas adoram jogar e acreditem não é perda de tempo. Muitas vezes é mais produtivo parar com lápis e caderno e partir para um jogo, geralmente eles aprendem melhor e mais rápido deste jeito.

Para se jogar com as crianças não precisa ser nada muito complicado, que você tenha que ficar confeccionando material. Vou dar um exemplo: quando iniciei o sistema de numeração usei tampinhas e pedi que pegassem somente o número de tampinhas que eu havia ditado, chamei isto de Jogo das Tampinhas; pedi que escrevessem (com o dedo indicador) o número ditado nas costas de um colega, chamei de Jogo do Dedo. Eles pararam a aula, se divertiram e aprenderam. Caso você já faça esse tipo de coisa, seus alunos estão jogando. Jogos mais elaborados podem ser trabalhados de vez em quando, pois levam mais tempo e pedem um tempo maior de elaboração de nossa parte.

Eu sou extremamente ansiosa, fico desesperada em ver a quantidade de conteúdos que devemos dar conta na alfabetização. Também fico em dúvida se não é uma perda de tempo parar com o caderno e o lápis e ficar jogando. Tem dias (raros) que simplesmente jogamos e praticamente nem utilizamos o caderno. Mas também paro e penso...que o fato de sermos tão cobradas acaba nos forçando a mostrar trabalho através da quantidade de folhas utilizadas no caderno ou no livro didático. Geralmente os pais e a equipe pedagógica querem ver isso, e muitas vezes o professor não tem autonomia para decidir como conduzir as suas aulas.

Faça essa experiência, insira os jogos em suas aulas. Não é necessário todos os dias, mas que não seja aquele raramente que significa "quase nunca".

Caso vocês tenham dúvida peçam ajuda, adoro ajudar!!!

Shalom!




3 COMENTE AQUI!!!:

Tatiana Sibovitz disse...

Olá Ana Paula
Vim retribuir sua visita ao meu Blog e me deparei com um trabalho MARAVILHOSo!
Parabéns!!
Seu Blog está muito interessante e rico de materiais.

Abraços

Tatiana Sibovitz

Ju disse...

Gostei muito desse post, pois no estágio que estou fazendo na faculdade escolhi, juntamente com minha dupla, justamente esse tema, a aquisição da leitura e da escrita utilizando jogos, e pesquisando para a elaboração do mesmo, percebemos que é uma prática pouco utilizada, quando sabemos que trabalhar de forma lúdica com a criança podemos proporcionar a elas uma aprendizagem mais significativa.

criando com a tia taty disse...

olá, adorei seu blog parabéns! me interessei bastante pelo assunto pois estou fazendo um artigo na faculdade e meu assunto é exatamente este, a importancia dos jogos no processo de alfabetização e letramento. se voce tiver algum texto, autor ou livro que possa me auxiliar, ficarei muito grata. grata! tatiane
tatibil_8@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br