Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 de agosto de 2012

O MUNDO DA ESCRITA


Todos concordam que um dos principais objetivos da alfabetização é ensinar a escrever, mas temos que concordar, também, que muitas escolas "ensinam a escrever sem ensinar o que é escrever, joga com a criança sem lhe dizer as regras do jogo". (CAGLIARI, 2000, p.97).
Leia Mais...
As técnicas criadas na primeira infância, em relação a escrita, são muito ricas e devem ser levadas em consideração quando a criança atinge a idade escolar. Ela passa por estágios que contém invenções e tentativas de formar uma expressão própria de suas idéias. A criança vai gerando a compreensão da escrita através das frequentes tentativas de repassar idéias para o papel.

A criança desenvolve a escrita rapidamente, somente passando primeiramente pelos seus primeiros esboços sem sentido (rabiscos, linhas, círculos) até suas aparentes significações.

O educador deve se familiarizar com a fase da escrita primitiva dos seus alunos, ele deve manter acesa esta chama para poder trabalhar de uma maneira mais eficiente a alfabetização. A aquisição do domínio da escrita é um processo longo, e deve ser trabalhado de maneira gradual. A escola deve, antes de tudo, incluir em seus ensinamentos a liberdade da criança expressar suas idéias.

O professor deve ter em mente que a escrita tem como objetivo primeiro permitir a leitura, e é essencial que o aluno escreva para que alguém leia. Sem esta motivação a atividade de escrever será somente um exercício de grafia.

"Não basta saber escrever, para escrever. É necessário ter uma motivação para isso". (Cagliari, 2000, p. 102). Por isso, nada mais interessante para as crianças que se deparar com assuntos de seu gosto, não adianta nada solicitar as crianças que produzam um texto que não condiz com seus interesses ou realidade.

Investigue e discuta com as crianças seus interesses e expectativas quanto a escrita. Você não irá se arrepender!


Namastê!



Fontes:
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 2000.
VIGOTSKII, Lev. et alii. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.

2 COMENTE AQUI!!!:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Ensinar
exige sempre
que se vá além
do possível
e do comum.

Perfeito o texto.


Que haja sempre em ti,
o olhar da alegria.

# OFICINA ESPAÇO ELAINE # disse...

olá ! mulher abençoada !!!!

parabéns,seus mimos são lindos.
te seguindo, espero ser aprovada.
para retornar sempre em seu espaço.
criativo, e muito aconchegante.
bom inicio de semana.
na presença de DEUS!
beijokas..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br