Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 de fevereiro de 2012

IDENTIDADE DO ALUNO


Neste post segue um plano de aula para trabalhar a identidade da criança e algumas atividades para montar um Portfolio sobre o estudante.
Leia Mais...

Antes de iniciar este trabalho seria interessante trabalhar a música "Gente Tem Sobrenome" do Toquinho, e fazer uma Interpretação Básica. Discutir qualquer texto trabalhado é essencial. Abaixo algumas perguntas e exercícios que poderão ser feitos:

1 - De que tipo de texto se trata?

2 - Quem é o autor?

3 - Quantas estrofes, frases e versos há na música?

4 - Perguntar se conhecem os personagens citados na música, apresentar fotos e imagens.

5 - Perguntar o porque é importante ter um nome e sobrenome. Onde se registra o nome das pessoas? E o que acham que pode acontecer com uma criança que não tem registro de nascimento? (Mostrar uma Certidão de Nascimento ou pedir que as crianças levem)

6 - Circular o título da música. E pintar os espaços da primeira estrofe.

7 - Elaborar legendas para destacar informações no texto, exemplo: pintar de amarelo o nome das flores, de azul os brinquedos e de verde os alimentos.

8 - Substituir algumas palavras no texto que não alterem o sentido, exemplo: "Renato é Aragão, o que faz confusão" , substituir a palavra confusão.

9 - Descobrir no texto palavras que rimam.

10 - Pedir para desenharem os brinquedos já destacados no texto.

11 - Destacar a primeira sílaba das palavras: Caetano, Renato, Vinicius, Chaplin, Maguila...e pedir que encontrem nome de colegas que também comecem com esta sílabas (Você também pode destacar somente a primeira letra)

12 - Com a palavra bola solicitar que as crianças troquem a letra inicial ou a letra l, formando novas palavras (Usar alfabeto móvel)

Sempre leia várias vezes o texto, como já comentei no post Alfabetizando com Textos. Além disso é importante ler as palavras destacadas, durante os exercícios, com entonação.

Abaixo você encontra as atividades para o portfolio disponíveis para download!


Para saber mais
Shalom!

4 COMENTE AQUI!!!:

Anônimo disse...

como faço para fazer o downloads de algumas sugestões para montar um portfólio sobre o aluno pois clico lá e não sai nada. Se possível mande para meu e-mail.

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Querido (a) anônimo!

Seu e-mail não está publicado! Fico agradecida pelo comentário pois com isso percebi que muitos downloads não estavam mais disponíveis, refiz esta postagem e espero que você entre novamente para conseguir o material.

Abraços!

Anônimo disse...

Que legal que já voltar a postar boas ideias!!!!
um abraço Roberta Salles

Unknown disse...

Oi Ana! Parabéns pelo bebezinho. Obrigada pela visita e me desculpe pelo sumiço. Ando bem cansada ultimamente...dobra de período, turmas diferentes.
Gostei demais das atividades e das sugestões que vc postou. Um gde abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br