Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 de novembro de 2009

A QUALIDADE DO ENSINO (IDEB)

Clique na imagem para pesquisar sobre sua escola.

Você sabe o que é Ideb? Sabe a nota da escola onde seu filho estuda ou a escola na qual você leciona?

Leia Mais...

Estava passeando pelos blogs e me deparo com um post no Cantinho Lúdico sobre o Ideb. E como é um assunto de utilidade pública e bastante polêmico resolvi postar por aqui.

Conheça um pouco sobre o Ideb...

Em 2007, foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb ). O indicador, que mede a qualidade da educação, foi pensado para facilitar o entendimento de todos e estabelecido numa escala que vai de zero a dez. A partir deste instrumento, o Ministério da Educação traçou metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022. O novo indicador utilizou na primeira medição dados que foram levantados em 2005. Dois anos mais tarde, em 2007, ficou provado que unir o país em torno da educação pode trazer resultados efetivos.

A média nacional do Ideb em 2005 foi 3,8 nos primeiros anos do ensino fundamental. Em 2007, essa nota subiu para 4,2, ultrapassando as projeções, que indicavam um crescimento para 3,9 nesse período. O indicador já alcançou a meta para 2009. Se o ritmo for mantido, o Brasil chegará a uma média superior a 6,0 em 2022. É o mesmo que dizer que teremos uma educação compatível com países de primeiro mundo antes do previsto.

Com o Ideb, os sistemas municipais, estaduais e federal de ensino têm metas de qualidade para atingir. O índice, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep /MEC), mostra as condições de ensino no Brasil. A fixação da média seis a ser alcançada considerou o resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se aplica a metodologia do Ideb em seus resultados educacionais. Seis foi a nota obtida pelos países desenvolvidos que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.

(Retirado na íntegra de http://ideb.mec.gov.br)

Você como professor, o que acha deste sistema de avaliação do ensino no Brasil? Acha adequado? Há rigorosidade suficiente na aplicação das provas? As notas realmente representam a qualidade de ensino de sua escola? O que falta para que o ensino público melhore?

Para saber mais:
Cidades aprovam mais para melhorar a nota no IDEB
Brasil: IDEB - o que diz a mídia
As lições do primeiro colocado no IDEB
Como interpretar os resultados da Prova Brasil

1 COMENTE AQUI!!!:

Peter disse...

IDEB?! É uma das muitas farsas do Governo. Não acredito nos critérios que são utilizados tanto para a confecção da prova quanto para a correção. Obviamente o Governo não quer que a realidade apareça, porque ela é bem pior do que aparenta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
BlogBlogs.Com.Br